quinta-feira, 14 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Física e Língua Portuguesa/Literatura




PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: FÍSICA E L.PORTUGUESA/LITERATURA                    
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: ELSON PANTOJA E MAXIMIANO OLIVEIRA            
TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2)
Turma: 2163/2ºano

  JUSTIFICATIVA
 Em meio às inúmeras crises que o Brasil tem passado, vamos tomar somente duas como principais. As CRISES financeiras e a energética, estão tão evidente em nosso Estado (Amapá), onde os apagões tornaram-se corriqueiros, levando- nos a refletir sobre a necessidade  de se buscar meios de consumo que inibam a escassez no futuro, assim como ajudar na economia da conta de luz. Além disso, que o dinheiro poupado possa ser investido em uma caderneta de poupança, em um consórcio, etc. Isso dependerá de qual o seu sonho, o seu grande projeto. Apontando-se, assim novas possibilidades e novos caminhos, mesmo em meio à crise financeira.

 METODOLOGIA 
 No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Por meio da transversalidade, serão trabalhados os assuntos da disciplina Física (como a ELETRICIDADE: corrente elétrica,  circuitos elétricos, consumo de energia etc.) fazendo relação   com a Educação Financeira no que diz respeito   ao consumo de energia,  as faturas a serem pagas, substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, permite-se assim o conhecimento técnico e contextualizado  a cerca da economia de energia. A partir disso os alunos confeccionarão cartilhas explicativas de como economizar energia e os possíveis investimentos com esta economia. No que diz respeito a interdisciplinaridade com a disciplina de língua portuguesa\ literatura, com a própria cartilha o professor trabalhará os diversos tipos de textos: narrativo, descritivo e dissertativo, assim como critica , reflexão prosa, simbolismo etc., Os alunos também deverão construir uma maquete com os diversos tipos de lâmpadas: Led, fluorescente e incandescente. Usando uma planilha do Excel, os mesmos mostrarão a diferença no consumo dos diversos tipos de lâmpadas, e o quanto é possível economizar mensalmente e  anualmente, na troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes por LED. A planilha e a maquete deverão ser apresentadas na primeira mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.

 RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira
Papel a4
Pincel atômico  
Caneta
Cola
Computador
Papel a2
Impressora 

OBJETIVOS
Levar o aluno a planejar melhor suas despesas, de acordo com prioridades estabelecidas.
Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de atitude;
Permitir que o aluno  ajude  efetivamente na construção   do orçamento familiar

AVALIAÇÃO 
 10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participação em sala de aula.
3 - Apresentação do tema na culminância do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário