quinta-feira, 14 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Sociologia e Biologia



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E BIOLOGIA                                                            
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR:   LOURENÇO MORAES\CILENE ALMEIDA                              
TEMA : BENS PÚBLICOS (LIVRO Bloco 3)           
Turma: 3163/3º ano 

JUSTIFICATIVA
 A sociedade moderna passa por momentos tortuosos no que tange a gastos com manutenção de bens públicos. Corrupções e lavagem de dinheiro interferem significativamente, na qualidade da prestação de serviços para o cidadão. Portanto é de suma relevância que este saiba onde o dinheiro de seus impostos esta sendo aplicado. Para tanto a escola, enquanto um bem publico que agrega relações e culturas heterogêneas, deve permitir ao aluno o conhecimento de seus gastos com o seu funcionamento, permitindo mudanças de atitudes que preservem e conservem este espaço.

 
METODOLOGIA

  No que tange ao trabalho interdisciplinar e transversal os professores trabalharão de forma  articulada relacionando os assuntos de (Sociologia) como:  o espaço publico da escola, e sua relação com o meio ambiente/ sustentabilidade (Biologia). Os professores discutirão em suas aulas o espaço publico da escola: sua finalidade, clientela, compreensão dos diversos grupos heterogêneos que a compõe, problemas estruturais, quais cuidados para a preservação da estrutura, e quais estratégias de sustentabilidade podem ser desenvolvidas para mudanças de comportamentos, através de atitudes que levem a preservação da escola, como desligar as luzes, os ventiladores e o ar condicionado na hora do intervalo, perpassando  todos esses conteúdos com leituras do livro Educação Financeira. Após o trabalho teórico, os alunos serão divididos em grupos, e farão levantamentos a respeito dos recursos necessários para o funcionamento de cada setor da Escola Professor Gabriel Almeida Café. Após coleta dos dados necessários, os alunos farão um mural expositivo com as tabulações de quanto cada setor da escola gasta e apontarão propostas de sustentabilidade para diminuir os custos mensais da mesma. Os alunos também construirão uma maquete com a replica da Escola Professor Gabriel Almeida Café para evidenciar o espaço público da escola, assim como sugerir idéias para melhorias na sua estrutura econômica, administrativa e politica, incentivando a preservação dos recursos naturais disponíveis na escola, a maquete e o mural deverão ser apresentados na primeira mostra pedagógica do projeto Educação Financeira.

RECURSOS
Livro didático da educação financeira
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel a4
Pen drive
Computador
Retroprojetor
Caneta
Caixa de som
Planta arquitetônica
Isopor
Cola
Tesouras
Lápis
Tinta guache
Barbantes
Internet

 OBJETIVOS
 Permitir que o educando compreenda a relação de custo e consumo de um bem publico.
Formar para a cidadania de modo a conquistar e usufruir dos direitos à liberdade, igualdade, propriedade, participação política, educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outros;
Tornar o aluno consciente da importância de sua atitude na preservação e conservação do bem público. 

 AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 – Frequência.
2 - Participações das atividades no processo.
3 - Apresentação na culminância do projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário