PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E BIOLOGIA
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: LOURENÇO
MORAES\CILENE ALMEIDA
TEMA : BENS PÚBLICOS (LIVRO Bloco 3)
TEMA : BENS PÚBLICOS (LIVRO Bloco 3)
Turma: 3163/3º ano
JUSTIFICATIVA
METODOLOGIA
RECURSOS
Livro didático da educação financeira
JUSTIFICATIVA
A sociedade
moderna passa por momentos tortuosos no que tange a gastos com manutenção de
bens públicos. Corrupções e lavagem de dinheiro interferem
significativamente, na qualidade da prestação de serviços para o cidadão. Portanto
é de suma relevância que este saiba onde o dinheiro de seus impostos esta sendo
aplicado. Para tanto a escola, enquanto um bem publico que agrega relações e
culturas heterogêneas, deve permitir ao aluno o conhecimento de seus gastos
com o seu funcionamento, permitindo mudanças de atitudes que preservem e
conservem este espaço.
METODOLOGIA
No que tange ao trabalho interdisciplinar e transversal os professores
trabalharão de forma articulada relacionando os assuntos de (Sociologia) como: o espaço publico da escola, e sua relação
com o meio ambiente/ sustentabilidade (Biologia).
Os professores discutirão em suas aulas o espaço publico da escola: sua finalidade,
clientela, compreensão dos diversos grupos heterogêneos que a compõe,
problemas estruturais, quais cuidados para a preservação da estrutura, e quais
estratégias de sustentabilidade podem ser desenvolvidas para mudanças de
comportamentos, através de atitudes que levem a preservação da escola, como
desligar as luzes, os ventiladores e o ar condicionado na hora do intervalo,
perpassando todos esses conteúdos com
leituras do livro Educação Financeira. Após o trabalho teórico, os alunos serão
divididos em grupos, e farão levantamentos a respeito dos recursos
necessários para o funcionamento de cada setor da Escola Professor Gabriel
Almeida Café. Após coleta dos dados necessários, os alunos farão um mural
expositivo com as tabulações de quanto cada setor da escola gasta e apontarão
propostas de sustentabilidade para diminuir os custos mensais da mesma. Os
alunos também construirão uma maquete com a replica da Escola Professor Gabriel
Almeida Café para evidenciar o espaço público da escola, assim como sugerir idéias
para melhorias na sua estrutura econômica, administrativa e politica,
incentivando a preservação dos recursos naturais disponíveis na escola, a
maquete e o mural deverão ser apresentados na primeira mostra pedagógica do
projeto Educação Financeira.
RECURSOS
Livro didático da educação financeira
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel a4
Pen drive
Computador
Retroprojetor
Caneta
Caixa de som
Planta arquitetônica
Isopor
Cola
Tesouras
Lápis
Tinta guache
Barbantes
Internet
OBJETIVOS
Permitir que o educando compreenda a relação de custo e consumo de um bem publico.
AVALIAÇÃO
OBJETIVOS
Permitir que o educando compreenda a relação de custo e consumo de um bem publico.
Formar para a cidadania de modo a conquistar e usufruir dos
direitos à liberdade, igualdade, propriedade, participação política,
educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outros;
Tornar
o aluno consciente da importância de sua atitude na preservação e conservação
do bem público.
AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 – Frequência.
2 - Participações das
atividades no processo.
3 - Apresentação na
culminância do projeto.
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