PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA
ESCOLA
DISCIPLINA: HISTÓRIA
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: RONALDO BARROS
TEMA : ECONOMIA DO PAÍS (LIVRO Bloco 3)
TEMA : ECONOMIA DO PAÍS (LIVRO Bloco 3)
TURMA: 2173/2183- 2º ANO
SALÁRIO
MÍNIMO NO BRASIL: HISTÓRICO DO SALÁRIO
MÍNIMO NO PAÍS E SUA INCONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL
JUSTIFICATIVA
A discussão decorrente do aumento do salario mínimo a cada ano no congresso nacional gera uma perspectiva por partes dos trabalhadores que dependem dele para garantirem sua sobrevivência. A constituição federal de 1988, em sua clausula 4º define que o valor do salario mínimo deve atender as necessidades vitais, básicas do trabalhador e de sua família, tais como moradia, alimentação, saúde, educação, lazer, higiene, transporte, vestuário e previdência social. Além disso, a cláusula também estabelece reajustes periódicos do salario mínimo para preservar o poder aquisitivo de compra do trabalhador diante da inflação.
Diante dos fatos mencionados, se faz necessário que o aluno possa compreender com que finalidade foi criado o salario mínimo no Brasil, e se de fato ele atende as reais necessidades dos trabalhadores, conforme citado pela Constituição de 88.
METODOLOGIA
METODOLOGIA
A metodologia aplicada para realização deste trabalho será através de discussão teórica com a turma. Após, os alunos deverão fazer levantamentos através de pesquisa de campo em três supermercados do município de Macapá, com a finalidade de realizar estimativas reais sobre as despesas de três casais com dois filhos, onde o provedor da família recebe apenas um salario mínimo.
Também deverão construir um mural, demonstrando o tratamento dado ao ‘’salario mínimo ‘’, ao longo das constituições, citando a pesquisa de campo mencionando os casais da pesquisa, e seus gastos, assim como o VALOR real necessário para atender as suas necessidades básicas apontadas na constituição.
Perpassando pela perspectiva interdisciplinar o professor fara abordagem de temas como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), contemplando a disciplina de Geografia assim como trabalhara cálculos de juros e percentagem em relação a salario mínimo ,a inflação, a contribuição para a aposentadoria etc., contemplando a disciplina de Matemática.
Os alunos deverão expor seus conhecimentos teóricos e práticos na mostra pedagógica de Educação Financeira.
RECURSOS
OBJETIVOS
RECURSOS
Livro didático da Educação Financeira
2 murais
Papel Ofício
Cartazes
Tesoura
Cola
Papel 40 kg
Pincel HIdrocorOBJETIVOS
Demonstrar a necessidade de se conhecer a historia do salario mínimo no Brasil , ao longo das constituições.
Comparar o valor do salario mínimo com os gastos e custos com o sustento familiar.
Formar para a cidadania de modo a conquistar e usufruir dos direitos à liberdade, igualdade, propriedade, participação política, educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outros.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 - Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3 - Apresentação do tema na culminância do projeto.
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