PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: ARTES PERÍODO:
02º E 03º BIM. DE 2016
PROFESSOR: IRANDIM SENA TEMA: BENS
PESSOAIS (Livro Bloco 1)
Grupo/Turma: 3143 / 3º ano
Coordenadora: Tatiane Pires
1 Justificativa
Vivemos tempos/momentos, historicamente, muito conturbados/difíceis e sem perspectivas concretas de um futuro melhor para essa crise/recessão que assola nosso país, no que diz respeito a política, a economia e a nossa contemporaneidade como um todo. Sendo assim, cabe a nós como pessoa/cidadão contribuirmos/fazermos a nossa parte para que tenhamos um Brasil melhor, sendo na política, por exemplo, através de votos conscientes ou em busca de novos saberes que tragam benefícios mais imediatos para cada um de nós, de nossas famílias e consequentemente para a nossa casa, o nosso bairro, a nossa cidade, ...,e o nosso país. E em tempos de crise econômica, então, nada melhor e primordial nos alfabetizarmos/construirmos esses saberes sobre “os benefícios de se conhecer o universo financeiro e de se tomar decisões financeiras adequadas, que fortaleçam o comando autônomo da própria vida e, por extensão, do âmbito familiar e comunitário.”
A Educação Financeira na escola traz em seu bojo conhecimentos/estratégias fundamentais (mas, não milagres) ”para ajudar as pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos e a realizar seus sonhos individuais e coletivos. Discentes e docentes financeiramente educados são mais autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudiquem não só a própria qualidade de vida como a de outras pessoas”.
Então, sabermos lidar com nossas finanças – com nosso “dinheirinho”, ganho, na sua maioria das vezes de forma suada – perpassa principalmente em saber lidar, de forma racional e inteligente como consumidor, pois, são vários os discursos aos quais somos expostos diariamente, entre eles, o eficiente discurso empregado pela publicidade. Quando sentamos em frente à televisão, já estamos, mesmo que inconscientemente, expostos aos diversos anúncios e suas sofisticadas técnicas de persuasão. Disso vive a publicidade, e esta é sua principal função: convencer o consumidor de que determinado produto é indispensável, ainda que sem ele possamos viver muito bem.
E nesse contexto, a Educação Financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente.
2 Metodologia
• Apresentação/explanação sobre o Projeto Educação financeira nas escolas;
• Distribuição/leitura do livro (principalmente o tema: BENS PESSOAIS) Educação Financeira nas escolas do aluno;
• Apresentação/explanação/discussão/debate/negociação do PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA quanto ao desenvolvimento/execução/socialização pelo grupo/turma 3143;
• Relatos de experiências vívidas e vividas pelos alunos;
• Debate/discussão no grupo/turma sobre:
- O direito de informação do consumidor
• Divisão do grupo/turma em seis (06) subgrupos/temas;
01 – Em busca do tênis perfeito;
- Pesquisar:
- Preços e formas de pagamentos no comércio local (shoppings, lojas de bairro, feiras etc.).
- a taxa de juros embutida nos parcelamentos;
- Se há diferença entre o preço a prazo e o preço à vista, o valor com desconto oferecido à vista é, normalmente, o real;
Obs.: nessa etapa será importante a ajuda do professor de matemática (taxa de juros, porcentagem, etc.).
- Socialização dos diversos preços e formas de pagamentos encontrados, discussão e montagem de um painel/mural do grupo e com as reflexões da turma;
02 – Computador;
- Pesquisar/estudar/comparar:
- Preços, modelos, tecnologia e qualidade;
- Taxa de juros, porcentagens, poupança;
- No caderno do aluno:
- fazer os cálculos solicitados;
- Preenchimento de cheque;
- Interdisciplinaridade: Arte, Matemática (taxa de juros, porcentagem, etc.);
- Socialização dos resultados obtidos;
03 – Câmera digital;
- Pesquisar/comparar/decidir:
- Taxa de juros e taxa de empréstimos;
- Poupar ou financiar;
- Interdisciplinaridade: Arte, Matemática (taxa de juros, porcentagem, etc.);
04 – Num passe de mágica;
- Pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos referentes aos textos publicitários:
- Quais os argumentos usados para convencer o telespectador a comprar o produto?
- Quais os elementos de composição: cores predominantes, imagens, sons, relação entre os elementos verbais e não verbais?
- Qual a relação que a publicidade busca com outro texto (intertextualidade)?
- Quais os recursos linguísticos presentes na publicidade: jogo de palavras, ambiguidade, figura de linguagem, sentido conotativo ou sentido denotativo, adjetivos, advérbios, superlativos, rimas?
- Interdisciplinaridade:
- Arte (elementos de composição visual, performance, etc. );
- Língua Portuguesa (intertextualidade, figura de linguagem, adjetivos, advérbios, etc.);
- História (a história da propaganda) e
- Biologia (a obesidade infantil e múltiplas doenças causadas pelas publicidades);
05 – Celular;
- Pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos referentes a compra/troca de aparelhos e quanto aos serviços prestados pelas operadora, como se comporta o consumo daquele serviço ao longo do ano:
- será que todos os meses apresentam níveis de consumo praticamente iguais ou há meses em que o consumo aumenta ou diminui significativamente?
- Que fatores contribuem para a alta ou a queda do consumo?
- O que uma família pode fazer para ter mais controle sobre seu consumo ao longo do ano?
- Troca de celular, pela modernidade ou pela funcionalidade / um simples ou com múltiplas funções ou então, o seu bolço é que decidir a escolha/as características/o modelo?
- Interdisciplinaridade: Arte, Matemática, História, Sociologia (a cultura do celular);
06 – Quebrou! E agora, quem me defende?
- Debate/discussão partindo-se dos relatos de experiências dos alunos quanto aos problemas referentes às suas práticas enquanto consumidores nos seguintes aspectos:
- Se já deixaram passar problemas que tiveram com produtos e serviços e por quê;
- Das práticas abusivas ou dos direitos violados;
- Casos em andamentos/casos solucionados, como?
- Os direitos e deveres de consumidores e fornecedores;
- Pesquisar sobre os órgãos e entidades civis de defesa do consumidor, órgãos e entidades estes que formam o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC);
• Todos os temas deverão ser desenvolvidos preferencialmente na sala de aula, obedecendo a um roteiro temporal que será proposto/negociado com o grupo/turma;
• A produção de cada subgrupo será socializada no grupo/turma através de recursos didáticos criativos privilegiando o uso de sucatas e lixos recicláveis;
• Esses trabalhos serão postos em exposição no hall de entrada da escola como forma de socializar com os demais alunos as produções dos subgrupos;
• E finalmente os grupos deverão apresentar suas produções na culminância do projeto “Educação Financeira nas Escolas”.
3 Recursos
- Livro didático:
Educação Financeira nas escolas – caderno do aluno;
- Painel;
- Mural;
- Espaços alternativos da escola;
- Professores de matemática, L.P.,.......
- Internet;
- Sucatas;
- Lixo reciclável;
- Papel cartão
- Revistas
- Jornais
- Vídeos ( anúncios com publicitários)
- Papelão
- Garrafas pet
- Cartolina
- Pincel atômico
- Folha de papel a4
- Canetas
- Cola
- Retroprojetor
- Computador
- Mesa
- Estante.
4 Objetivos
- Calcular a diferença entre valores à vista e a prazo;
- Tomar decisões autônomas de consumo à vista ou a prazo;
- Tomar decisões financeiras considerando o custo de oportunidade;
- Equilibrar desejos e necessidades na escolha de um produto;
- Comparar preços;
- Calcular poupança necessária para comprar computador à vista;
- Calcular a diferença entre taxa de juros e taxa de empréstimo
- Calcular o rendimento de uma poupança
- Distinguir poupança de financiamento
- Tomar decisão de poupança ou financiamento, de acordo com as necessidades e possibilidades;
- Levar a reflexão de como as propagandas influenciam o consumo exacerbado.
- Identificar os elementos dos textos publicitários voltados para despertar o desejo de consumo.
- Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente, consistente e responsável;
- Escolher o tipo de aparelho celular de acordo com as próprias necessidades;
- Escolher o plano de telefonia celular que atende às próprias necessidades;
- Compreender a fatura do celular;
- Identificar casos de práticas abusivas e de violação de direitos do consumidor
- Redigir os possíveis encaminhamentos para um problema de consumo, inclusive descrevendo os direitos básicos do consumidor violados.
5 Avaliação
A avaliação deverá ocorrer de maneira diagnóstica, processual e continua, ou seja, ao longo de todas as aulas referentes ao Projeto Educação Financeira nas Escolas, levando em consideração principalmente nos momentos de socialização, a participação/colaboração e audiência da turma (“a plateia”), observando-se a formulação de conceitos, analisando questionamentos e intervenções. Quanto aos grupos, se ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na elaboração/desenvolvimento/sistematização do trabalho proposto, quanto na apresentação/socialização deste, levando em conta o grau de envolvimento (auto avaliação) e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado.
Todo esse processo de ensino aprendizagem será avaliado em 05 pontos por subgrupo.