sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de aula exitoso de Biologia sobre Educação Financeira 2016


PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: BIOLOGIA DATAS:
PROFESSOR: CILENE ALMEIDA TEMA: “ANTIBIÓTICOS _ DESPERDÍCIO FINANCEIROS DA AUTOMEDICAÇÃO” (LIVRO 1 VIDA SOCIAL_DESPERDÍCIO).
E ALCIONE PEIXOTO

Turma: 2153

1 Justificativa
  O projeto “ANTIBIÓTICOS- Desperdício Financeiros da automedicação” Abordará duas vertentes. Primeiro, oportunizará ao aluno conhecimento científico sobre o tema e este entenderá que a prática abusiva da automedicação além de ser perigosa a saúde e levar a situações irreversíveis, possivelmente trará ao indivíduo que faz uso da prática da automedicação um risco financeiro real e de grandes proporções, além do desperdício financeiro, pois o leigo poderá tratar uma sinusite com remédio para enxaqueca ou poderá tomar um antibiótico para cefaleia. Em ambos os casos estará sujeito desnecessariamente aos efeitos adversos dessa medicação. Segundo, a importância do Projetode Lei 7.029 de autoria do Governo; um Decreto Presidencial que amplia a venda fracionada de medicamentos e a Resolução nº 44, de 26 de outubro de 2010 da Diretoria Colegiada (RDC) da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) que regulamenta a venda de antibióticos apenas com prescrição médica. Pois essas medidas tentam resguardar a saúde do indivíduo uma vez que os microorganismos como as bactérias criam resistência a seus antibióticos; Assim como evitar o desperdício pois, essas medidas inibem, os laboratórios a comercializarem novas drogas, mais fortes, e a população de comprar cada vez mais caro. Além disso essa pratica dos laboratórios produzirem medicamentos mais fortes contribui para o aparecimento das superbactérias e consequentemente o desperdício financeiro, pois muitas pessoas praticam a automedicação, uma vez que, a orientação médica seria o adequado.
     Deste modo a temática “ANTIBIÓTICOS _ Riscos Financeiros da automedicação” agregado ao subtema Desperdício, vem somar ao Projeto “Educação Financeira”. Sendo assim de grande importância para disciplina de Biologia que aumenta sua variedade interdisciplinar pois, aborda o princípio básico da “Educação Financeira nas Escolas Públicas, buscar de forma transversal estabelecer relações curriculares a partir da vivência do aluno”.

2 Metodologia
Provocar o Interesse no Aluno
 O professor será mediador do conhecimento teórico científico.
1- Fará uma explanação do projeto.
2- Utilizará o filme:... que abordará sobre as Bactérias, os antibióticos e as industrias laboratoriais.
3- promoverá uma exposição de exemplos(alunos) sobre automedicação.
4- Discutir sobre risco e desperdício financeiro da automedicação.
O Aluno Produzindo Conhecimento
 O professor orientará as atividades práticas:
1- As tarefas serão divididas em 5
Grupos: 1 texto (coordena), 2 cenário, 3
material, 4 edição, 5 dia da exibição
(cineminha).
2- Produção de um vídeo sobre o tema:
“ANTIBIÓTICOS _ Desperdício Financeiros da automedicação”. Com 10mim de duração.

3 Recursos
Livro didático da Educação
Financeira
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel A4
Computador
Caneta
Cola
Tesouras
Lápis
Régua
Câmera
Tripé da câmera
Projetor
Caixa som

4 Objetivos
-Entender como as bactérias patogênicas podem trazer prejuízo a saúde humana e prejuízo financeiro.
-Compreender a importância da prescrição médica.
- Conhecer as Leis que regulamentam a venda fracionada de medicamentos.
- Relacionar prejuízos a saúde com prejuízos financeiro.
- Relacionar o surgimento da superbactéria com prática abusiva da automedicação.

5 Avaliação
10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participações
das atividades
no processo
3 -Apresentação
(cineminha)

Plano de aula exitoso de Artes sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: ARTES       PERÍODO: 02º E 03º BIM. DE  2016
PROFESSOR: IRANDIM SENA   TEMA: BENS PESSOAIS (Livro Bloco 1)

                                                Grupo/Turma: 3143 / 3º ano                                                
Coordenadora: Tatiane Pires 

1 Justificativa
   Vivemos tempos/momentos, historicamente, muito conturbados/difíceis e sem perspectivas concretas de um futuro melhor para essa crise/recessão que assola nosso país, no que diz respeito a política, a economia e a nossa contemporaneidade como um todo. Sendo assim, cabe a nós como pessoa/cidadão contribuirmos/fazermos a nossa parte para que tenhamos um Brasil melhor, sendo na política, por exemplo, através de votos conscientes ou em busca de novos saberes que tragam benefícios mais imediatos para cada um de nós, de nossas famílias e consequentemente para a nossa casa, o nosso bairro, a nossa cidade, ...,e o nosso país. E em tempos de crise econômica, então, nada melhor e primordial nos alfabetizarmos/construirmos esses saberes sobre “os benefícios de se conhecer o universo financeiro e de se tomar decisões financeiras adequadas, que fortaleçam o comando autônomo da própria vida e, por extensão, do âmbito familiar e comunitário.”
A Educação Financeira na escola traz em seu bojo conhecimentos/estratégias fundamentais (mas, não milagres) ”para ajudar as pessoas a enfrentar seus desafios cotidianos e a realizar seus sonhos individuais e coletivos. Discentes e docentes financeiramente educados são mais autônomos em relação a suas finanças e menos suscetíveis a dívidas descontroladas, fraudes e situações comprometedoras que prejudiquem não só a própria qualidade de vida como a de outras pessoas”. 
Então, sabermos lidar com nossas finanças – com nosso “dinheirinho”, ganho, na sua maioria das vezes de forma suada – perpassa principalmente em saber lidar, de forma racional e inteligente como consumidor, pois, são vários os discursos aos quais somos expostos diariamente, entre eles, o eficiente discurso empregado pela publicidade. Quando sentamos em frente à televisão, já estamos, mesmo que inconscientemente, expostos aos diversos anúncios e suas sofisticadas técnicas de persuasão. Disso vive a publicidade, e esta é sua principal função: convencer o consumidor de que determinado produto é indispensável, ainda que sem ele possamos viver muito bem.
E nesse contexto, a Educação Financeira tem um papel fundamental ao desenvolver competências que permitem consumir, poupar e investir de forma responsável e consciente.

2 Metodologia
• Apresentação/explanação sobre o Projeto Educação financeira nas escolas;
• Distribuição/leitura do livro (principalmente o tema: BENS PESSOAIS) Educação Financeira nas escolas do aluno;
• Apresentação/explanação/discussão/debate/negociação do PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA quanto ao desenvolvimento/execução/socialização pelo grupo/turma 3143;
• Relatos de experiências vívidas e vividas pelos alunos;
• Debate/discussão no grupo/turma sobre:
 - O direito de informação do consumidor
• Divisão do grupo/turma em seis (06) subgrupos/temas;          
01 – Em busca do tênis perfeito; 
- Pesquisar:
- Preços e formas de pagamentos no comércio local (shoppings, lojas de bairro, feiras etc.).
- a taxa de juros embutida nos parcelamentos;
- Se há diferença entre o preço a prazo e o preço à vista, o valor com desconto oferecido à vista é, normalmente, o real; 
Obs.: nessa etapa será importante a ajuda do professor de matemática (taxa de juros, porcentagem, etc.).
- Socialização dos diversos preços e formas de pagamentos encontrados, discussão e montagem de um painel/mural do grupo e com as reflexões da turma;
         
02 – Computador;
- Pesquisar/estudar/comparar:
          - Preços, modelos, tecnologia e qualidade;
          - Taxa de juros, porcentagens, poupança;
- No caderno do aluno:
          - fazer os cálculos solicitados; 
          - Preenchimento de cheque;
- Interdisciplinaridade: Arte, Matemática (taxa de juros, porcentagem, etc.);
          - Socialização dos resultados obtidos; 

03 – Câmera digital;
- Pesquisar/comparar/decidir:
          - Taxa de juros e taxa de empréstimos;
          - Poupar ou financiar;
  - Interdisciplinaridade: Arte, Matemática (taxa de juros, porcentagem, etc.);
       
04 – Num passe de mágica;
- Pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos referentes aos textos publicitários:
          - Quais os argumentos usados para convencer o telespectador a comprar o produto?
          - Quais os elementos de composição: cores predominantes, imagens, sons, relação entre os elementos verbais e não verbais?
          - Qual a relação que a publicidade busca com outro texto (intertextualidade)?
          - Quais os recursos linguísticos presentes na publicidade: jogo de palavras, ambiguidade, figura de linguagem, sentido conotativo ou sentido denotativo, adjetivos, advérbios, superlativos, rimas?
- Interdisciplinaridade: 
          - Arte (elementos de composição visual, performance, etc. );
          - Língua Portuguesa (intertextualidade, figura de linguagem, adjetivos, advérbios, etc.); 
          - História (a história da propaganda) e 
          - Biologia (a obesidade infantil e múltiplas doenças causadas pelas publicidades);

05 – Celular;
- Pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos referentes a compra/troca de aparelhos e quanto aos serviços prestados pelas operadora, como se comporta o consumo daquele serviço ao longo do ano:
          - será que todos os meses apresentam níveis de consumo praticamente iguais ou há meses em que o consumo aumenta ou diminui significativamente?
          - Que fatores contribuem para a alta ou a queda do consumo? 
          - O que uma família pode fazer para ter mais controle sobre seu consumo ao longo do ano?         
          - Troca de celular, pela modernidade ou pela funcionalidade / um simples ou com múltiplas funções ou então, o seu bolço é que decidir a escolha/as características/o modelo?
- Interdisciplinaridade: Arte, Matemática, História, Sociologia (a cultura do celular);

06 – Quebrou! E agora, quem me defende?
- Debate/discussão partindo-se dos relatos de experiências dos alunos quanto aos problemas referentes às suas práticas enquanto consumidores nos seguintes aspectos:
           - Se já deixaram passar problemas que tiveram com produtos e serviços e por quê;
          - Das práticas abusivas ou dos direitos violados;
          - Casos em andamentos/casos solucionados, como?
          - Os direitos e deveres de consumidores e fornecedores;
- Pesquisar sobre os órgãos e entidades civis de defesa do consumidor, órgãos e    entidades estes que formam o Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC); 
• Todos os temas deverão ser desenvolvidos preferencialmente na sala de aula, obedecendo a um roteiro temporal que será proposto/negociado com o grupo/turma;
• A produção de cada subgrupo será socializada no grupo/turma através de recursos didáticos criativos privilegiando o uso de sucatas e lixos recicláveis;
• Esses trabalhos serão postos em exposição no hall de entrada da escola como forma de socializar com os demais alunos as produções dos subgrupos;
• E finalmente os grupos deverão apresentar suas produções na culminância do projeto “Educação Financeira nas Escolas”.

3 Recursos
- Livro didático:
Educação Financeira nas escolas – caderno do aluno;
- Painel;
- Mural;
- Espaços alternativos da escola;
- Professores de matemática, L.P.,.......
- Internet;
- Sucatas;
- Lixo reciclável;
- Papel cartão 
- Revistas
- Jornais
- Vídeos ( anúncios com publicitários)
- Papelão
- Garrafas pet  
- Cartolina
- Pincel atômico 
- Folha de papel a4 
- Canetas 
- Cola 
- Retroprojetor
- Computador 
- Mesa 
- Estante.

4 Objetivos
- Calcular a diferença entre valores à vista e a prazo;
- Tomar decisões autônomas de consumo à vista ou a prazo;
- Tomar decisões financeiras considerando o custo de oportunidade;
- Equilibrar desejos e necessidades na escolha de um produto;
- Comparar preços;
- Calcular poupança necessária para comprar computador à vista;
- Calcular a diferença entre taxa de juros e taxa de empréstimo
- Calcular o rendimento de uma poupança
- Distinguir poupança de financiamento
- Tomar decisão de poupança ou financiamento, de acordo com as necessidades e possibilidades;  
- Levar a reflexão de como as propagandas influenciam o consumo exacerbado.
- Identificar os elementos dos textos publicitários voltados para despertar o desejo de consumo.
- Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente, consistente e responsável;
- Escolher o tipo de aparelho celular de acordo com as próprias necessidades;
- Escolher o plano de telefonia celular que atende às próprias necessidades;
- Compreender a fatura do celular;
- Identificar casos de práticas abusivas e de violação de direitos do consumidor
- Redigir os possíveis encaminhamentos para um problema de consumo, inclusive descrevendo os direitos básicos do consumidor violados.

5 Avaliação
A avaliação deverá ocorrer de maneira diagnóstica, processual e continua, ou seja, ao longo de todas as aulas referentes ao Projeto Educação Financeira nas Escolas, levando em consideração principalmente nos momentos de socialização, a participação/colaboração e audiência da turma (“a plateia”), observando-se a formulação de conceitos, analisando questionamentos e intervenções. Quanto aos grupos, se ressaltará a criatividade, a participação e integração de todos, tanto na elaboração/desenvolvimento/sistematização do trabalho proposto, quanto na apresentação/socialização deste, levando em conta o grau de envolvimento (auto avaliação) e de desenvoltura de cada aluno com o conteúdo a ser apresentado. 
Todo esse processo de ensino aprendizagem será avaliado em 05 pontos por subgrupo.

Plano exitoso de Educação Física II sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA  
TEMA : VIDA FAMILIA COTIDIANA  (LIVRO Bloco 1)
PROFESSORA: IRANILSON PINHEIRO UCHOA     
SUBTEMA: ECONOMIA DE ENERGIA NO LAR
TURMA: 2173-EJA    
 PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).

                Coordenadora: Tatiane Pires 

1 Justificativa
O uso racional de energia elétrica tem sido um assunto bastante difundido nos dias atuais, tendo em vista que a geração da energia elétrica muitas vezes agride direta ou indiretamente o meio ambiente, seja pelas gigantescas construções destinadas para as usinas hidroelétricas, seja pela emissão de poluentes causada pelas usinas termoelétricas. Além disso, o uso racional da energia elétrica também leva a economia financeira na "conta de luz", o que muitas vezes é bastante relevante, principalmente, para famílias carentes.
Este tópico está contido dentro do cenário da eficiência energética que traz, além do uso racional de energia elétrica, a utilização de fontes alternativas limpas de energia elétrica, como, por exemplo, a utilização da energia solar. Há diversos trabalhos que abordam o tema como foi construída uma casa em que o uso racional e eficiente é altamente empregado. Nela foram testadas diversas tecnologias ligadas ao aproveitamento da energia solar, adaptações ao clima local, uso eficiente de energia, coleta de água da chuva e sustentabilidade ambiental.

2 Metodologia
O projeto será feito em três etapas:
1º Será apresentado algumas informação em uma aula sobre o assunto.
2º Os alunos faram uma pesquisa bibliográfica referente aos subtemas: Adaptações para economia de energia em lares de famílias da classe C, Adaptações para economia de energia em lares de famílias da classe B, Adaptações para economia de energia em lares de famílias da classe A e Condutas individuais para economizar energia
3º Será feito socialização das pesquisas para compartilhar o conhecimento estudado.

3 Recursos
-Data show; 
-Quadro branco e pincel.

4 Objetivos
Promover a educação e conscientização da sociedade quanto ao uso racional e eficiente da energia elétrica
-Conhecer as tecnologias que promovem a economia de energia
-Definir quais as adaptações são compatíveis em cada grupo social. Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.

5 Avaliação
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.

Plano de aula exitoso de História e Geografia sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA (ALAN PAIXÃO)   TEMA: BENS PESSOAIS (LIVRO Bloco 1)
DISCIPLINA: HISTÓRIA (LOURDES ESTEVAM)  SUBTEMA: NUM PASSE DE MÁGICA.
TURMA: 2153-EJA  PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).

             Coordenadora: Tatiane Pires  

1 Justificativa
Através de propagandas bem elaboradas, sutilmente vão sendo inseridas em nosso convívio objetos de desejo. Patrocinando novela, programas televisivos, vestuário dos apresentadores ou compondo um cenário, produtos são oferecidos para que o consumo de produtos que não desejamos, não necessitamos, só nos estimula o desejo de compra de forma irracional, sem levarmos em conta o “Eu quero” ou “eu preciso”?; os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. no Irã, e na Europa, na Inglaterra em 1774. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. No Brasil, o primeiro shopping brasileiro, o Iguatemi, de São Paulo, fundado em 1966. Também no Amapá, na década de surgem os primeiros, como o Macapá Shopping Center. Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior.
Dentro desta perspectiva histórica e geográfica, pretendemos estudar os Templos de Consumo, que, como um passe de mágica nos encanta, nos levando ao consumo. Assim buscaremos dentro da proposta de educação financeira uma expressão ampla de aprendizagem, de forma construtiva, aperfeiçoam os sentidos e o intelecto, para melhorar o convívio pessoal e social com a educação financeira, como manifestação de desrespeito, e de sobrevivência, onde o impulso instintivo de consumo moldado em tudo o que é fácil, na escolha do esforço mínimo, seja substituído pela ação reflexiva do eu posso, eu necessito, posso pagar é essencial, posso espera.... Estas e outras reflexões farão parte da nossa caminhada...trazendo a pauta o ato de pensar.

2 Metodologia
Desenvolveremos através de roda de conversas interligando o conteúdo das disciplinas História e Geografia da cartilha de Educação Financeira, bem como o suporte de textos ligados a educação financeira.
Faremos pesquisa de campo, entrevistas sobre o consumo e o históricos dos shoppings em Macapá como templo de consumo, fazendo levantamento de preços dentro e fora dos Shopping. Haverá apresentação de seminário pelos alunos para expor o resultado de suas pesquisas, bem como visita in locum.

Apresentaremos a proposta aos alunos, os quais, poderão contribuir acarretando a flexibilidade deste planejamento inicial.

3 Recursos
-Educação Financeira nas Escolas-livro 1;
- Data show;
- Quadro branco e pincel.
-Textos.
- Ônibus
- Maquina Digital
- Maquina de Filmagem.

4 Objetivos
Conhecer o histórico dos centros de consumo como manobras do capitalismo comercial e financeiro.
- Conhecer os principais  templos de consumo no Amapá;
- Comparar os preços e as estratégias de consumo.

5 Conteúdos
- História:
Imperialismo;
Mercantilismo;
Liberalismo econômico.
 - Geografia:
Globalização; Pontos Positivos e Negativos;
Os Setores Produtivos da Economia

6 Avaliação
Proposta de 5,0 ponto que será discutida os critérios com o aluno.

Plano de aula exitoso de Matemática sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES  DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA    DATAS: ANO LETIVO- 2016.
PROFESSOR: ANTONIA CRISTINA JOSAPHAT  TEMA: BENS PÚBLICOS (LIVRO Bloco 3)

TURMA: 1213 – EJA 1ª ETAPA                                                
        Coordenadora: Tatiane Pires 
1 Justificativa
O tema é extremamente importante, pois o que temos visto em nossos dias são escolas, praças e outras áreas públicas totalmente descuidadas ou depredadas em vista da falta de conscientização de que esses espaços são para utilização de todos, de modo que todos são responsáveis por seu uso consciente e sua preservação.Para isso estou propondo neste projeto um trabalho de conscientização de nossos alunos, quanto á necessidade de zelarmos pelo nosso ambiente escolar, para que eles possam refletir, sobre o valor de um Bem Público, e os custos causados pelo mau uso ou depredação deste Bem.

2 Metodologia
Realização de leitura dos conteúdos do Livro Didático Educação Financeira.
Debates em sala sobre o conteúdo.
Utilização de vídeos e slides.
Utilização de planilhas contendo os valores dos custos causados por depreciação ou vandalismo.
Criar vídeos, slides ou peças teatrais.

3 Recursos
Livro didático da educação financeira 
Computador 
Retroprojetor
Pen drive
Papel A4
Quadro
Caixa de som
Microfone
4 Objetivos
Desenvolver no aluno o senso de Patrimônio;
Entender que os Bens Públicos / Coletivos são para benefício de todos;
Compreender a necessidade de conservação do Patrimônio.
Permitir que o educando compreenda a relação de custo e consumo de um bem publico.
Tornar o aluno consciente da importância de sua atitude na preservação e conservação do bem público.  

5 Avaliação
O aluno será avaliado durante o processo.  Valor: 10 pontos divididos em:
1 - Frequência -3,0pts. 
2 - Participações das atividades no processo - 4,0pts. 
3 - Apresentação na culminância do projeto - 4,0pts.

Plano de aula exitoso de Educação Física sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES  DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA      DATAS: JUNHO A DEZEMBRO 2016
PROFESSOR:   CIRIO PICANÇO  TEMA : TRABALHO E CONSUMO (LIVRO Bloco 2)

Turma: 3133/3º ANO/NOITE                                            
       Coordenadora : Tatiane Pires 

1 Justificativa
O tema transversal trabalho e consumo pretende problematizar com os alunos a quantidade e diversidade de “trabalho” presente em cada produto ou serviço, e suas relações entre trabalho e consumo que são muitas e complexas. A globalização, o trabalho escravo e o 
infantil, a maximização do lucro a qualquer custo, o incremento da tecnologia, a diminuição dos postos de trabalho, o desemprego, as estratégias de vendas agressivas, a manipulação de desejos, criando necessidades e novos padrões de consumo precisam ser debatidos. Também, faz-se necessário refletir com os alunos sobre o consumo de marcas e a qualidade destas, bem como a durabilidade dos produtos, sua adequação ao uso e ao preço, além dos direitos do consumidor.

2 Metodologia
O tema transversal Trabalho /Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc. 
Propiciar ao jovem o conhecimento das relações de trabalho em várias épocas é importante para compreender sua dimensão histórica e comparar diferentes modalidades de trabalho, como o comunitário, a servidão, a escravidão, o trabalho livre, o assalariado, o trabalho no espaço urbano e rural. 
 Devemos discutir a exploração dos recursos naturais, a qualidade de vida e as condições de trabalho e de saúde dos grupos populacionais e a interação humana com o meio ambiente. 
Analisaremos a influência da publicidade na vida das pessoas. Ela é mais do que uma forma de divulgar um produto ou um serviço. A propaganda difunde estilos de vida, padrões de beleza e comportamento que traduzem valores e expectativas. Ter isso em mente auxilia na compreensão do desejo de consumo e da real necessidade de adquirir produtos ou serviços. 
E procuraremos enfatizar que os cidadãos têm direitos em relação ao trabalho e ao consumo e estimular a autoconfiança para exigi-los e promovê-los. 

3 Recursos
Livro didático da Educação Financeira 
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel A4 
Computador
Datashow 
Caneta 
Cola
Tesouras
Lápis
TNT
Banner 
Régua

4 Objetivos
▪ saber de seus direitos e responsabilidades, identificando problemas e debatendo coletivamente possíveis soluções;
▪ notar a diversidade de relações de trabalho existentes e seu vínculo com a realidade local, regional, nacional e mundial; 
▪ verificar como os lugares e as paisagens são criados e transformados por intervenção do trabalho e do consumo humano; 
▪ identificar diferentes processos tecnológicos empregados nas atividades e analisar seu impacto no trabalho, no consumo e na relação com a qualidade de vida e com o meio ambiente; 
▪ reconhecer a existência de discriminações e injustiças em situações de trabalho e consumo; 
▪ perceber que os direitos civis, políticos e sociais são conquistados com conflitos e acordos, valorizando a atuação de partidos políticos, sindicatos e outras instituições democráticas; 
▪ reconhecer como é o processo se inserção no mercado de trabalho, identificando problemas e possíveis soluções.

4 Avaliação
1 - Frequência 
2 - Participações das atividades no processo 
3 - Apresentação na culminância do projeto. 
Obs: Anexar aqui o quantitativo de pontos atribuídos por bimestre.

Plano de aula exitoso de Espanhol sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO  PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA     
PERÍODO: 09/06/2016 À 05/11/2016
PROFESSOR: RAQUEL MACIEL QUARESMA   TEMA : EMPREENDEDORISMO (LIVRO Bloco 2) TURMA: 2163           ANO: 2016                                                                             Coordenadora: Tatiane Pires.

1 Justificativa 
Muitas vezes não se cria o hábito de planejar-se financeiramente, pois as escolas, assim como as famílias não ensinaram e muito menos o governo. Dessa forma, continua-se sendo anafalbetos financeiros, tendo como consequencia a aquisição de dívidas. Para sanar essa deficiencia o projeto Educação Financeira veio com vários tópicos para ser trabalhado e desenvolvido. Neste projeto interdiciplinar com a língua espanhola, mostraremos informações sobre o planejamento financeiro pessoal, orçamento para se viajar pelo Brasil e em alguns países sulamericanos, dicas de economia e tabelas de baixa e alta temporada em alguns países. Além, de fazermos um comparativo sobre como muitas vezes tornar-se mais barato viajar para fora do país do que nos estados brasileiros.

2 Metodologia 
A professora irá desenvolver um trabalho focado no despertar para o planejamento economico, seguindo as seguintes etapas:
o primeiro momento será realizado pesquisas  via internet sobre orçamentos de viagens em alguns lugares do Brasil e em alguns países sulamericanos.
O segundo momento é a analise da pesquisa, a professora e alunos irão fazer um comparativo sobre os custos, o que se torna mais barato (comida, turismo, transporte, hotéis), alta e baixa temporada.
O terceiro momento é fazer o comparativo de onde é mais vantajoso viajar, se no Brasil ou em outros países sulamericanos.
A uĺtima etapa será a construção de um mural sobre o que cocluimos da pesquisa e dicas para se fazer uma viagem boa e economica e não adquirir dívidas exorbitantes no final.

3 Recursos
Livro didático da educação financeira
Papel Ofício
Cartazes 
Tesoura 
Cola 
Papel 40 kg
Pincel Hidrocor 
mural

4 Objetivos
Despertar no aluno o senso de economia;
Desenvolver no aluno o hábito de conhecer novas culturas;
Desenvolver no aluno a importância do planejamento economico;
Saber fazer comparativo de orçamentos;

5 Avaliação
10 pontos divididos em:
1  -  Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3 – Participação na culminância do projeto.