PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA:
LÍNGUA PORTUGUESA TEMA : VIDA SOCIAL (LIVRO Bloco 3)
PROFESSORA: SANDRA MENDES DA TRINDADE SUBTEMA: ÉTICA : A FORÇA DA LINGUAGEM NAS
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
TURMA:
2193-EJA PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).
COORDENADORA: Tatiane Pires
1 Justificativa
Os relacionamentos interpessoais são os responsáveis pela evolução social, educacional e profissional. É através da linguagem que expressamos os pensamentos, sentimentos que refletem os comportamentos que dão razão para existência humana. O uso das palavras no cotidiano se relaciona diretamente com a ética, além disso, elas são responsáveis pela boa convivência das pessoas nos diversos ambientes em que convivem, inclusive no ambiente escolar. A palavra falada é o meio para os relacionamentos interpessoais onde o tom da voz, bem como da nossa expressão não verbal podem ser interpretadas de forma errada e ferir, magoar o outro, por isso, a responsabilidade e a vigilância no uso da linguagem deve ser um processo de melhoria contínua. O uso da palavra escrita pode criar conceitos e consciência na sociedade, essas publicações se tornam muitas vezes ações das relações interpessoais entre grupos. A ética e o relacionamento interpessoal se resumem na vivência restrita de valores, voltados para a felicidade e o bem-estar da coletividade e que têm o ser humano como à maior riqueza transformadora da sociedade. Dessa forma é necessário o estudo desses valores na escola para que os docentes façam uso na vida social e exerçam a sua cidadania.
2 Metodologia
Os conteúdos aplicados no processo de ensino e aprendizagem estarão de acordo com a realidade social do educando, para que o aprendizado faça sentido no momento da leitura e da escrita sobre ética e relações interpessoais. As práticas serão através de dinâmicas e produção de uma colcha de retalhos onde o alunos irão desenhar, pintar e escrever sua vivencia no decorrer do projeto.
3 Recursos
-Cartilha da Educação Financeira;
- Data show;
- Quadro branco e pincel;
-Textos
-Musicas;
-jornais;
-revistas;
5 Objetivos
Propor e criar uma intervenção efetiva que construa uma harmonia na escola e em sala aula propiciando um convívio prazeroso e, rico de aprendizagem, tanto linguística, como relativa ao convívio pessoal, e assim, transformar todos os alunos envolvidos, em um sujeito crítico e reflexivo.
-Proporcionar uma reflexão em seu ambiente escolar, destacando a sua relação com os colegas, professores, coordenadores, diretor e demais funcionários ;
-usar reflexão para criar meios de intervenção a partir os temas estudados
- Refletir e colocar em prática os novos conhecimento sobre ética e relações interpessoais que consiste em diálogo e reflexão.
6 Conteúdos
Linguagem corporal;
Comunicação verbal e não verbal;
O texto literário;
O texto não literário ;
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.
7 Avaliação
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário