sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de aula exitoso de Literatura sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: L.PORTUGUESA/LITERATURA E SOCIOLOGIA                            DATAS: 2° BIMESTRE ( JUN/AGO/SET-2016)
PROFESSOR: OSVALDINO SILVA E ABRAÃO         TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2) Turma:1183/1ª ETAPA
Coordenadora: Tatiane Pires
1 Justificativa
   O mundo atual carece e necessita de leitores competentes, na qual possam vislumbrar na leitura uma oportunidade real de se obter e ampliar conhecimento. Além desse motivo, outro fator preponderante é o fato de que os   textos necessitam de interpretação coerente baseada nos elementos textuais implícitos e explícitos, os quais somente a práxis possibilita o acúmulo de estímulos para identificar e refletir sobre diversos temas dos mais variados gêneros textuais. Atrelado a essas justificativas está também agregado o fator de que por meio da produção textual é possível lucrar em cima da mesma, a exemplos pode-se citar blogueiros, cronistas, redator, que por meio da escrita conseguem o sustento familiar de seus lares. Pensando nisso o presente projeto propõe-se a criar um “jornal estudantil” da escola Professor Gabriel Almeida Café (Amapá), cuja finalidade é estimular a leitura, por meio de assuntos do cotidiano do aluno e em seguida buscar-se-á parcerias (patrocínios de empresas que vendem produtos escolares e áreas) que além de divulgarem seus produtos, estarão contribuindo para o processo formativo do educando.

2 Metodologia 
   No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Os alunos também deverão assistir palestras sobre a história do jornalismo, marketing e propaganda. Essas mesmas serão realizadas por universitários de escolas particulares. Além disso, discentes da disciplina de Sociologia orientarão os alunos nos aspectos sociais (os comportamentos que estimulam a compra).
Além disso, os alunos serão orientados nos mais diversos conceitos de inúmeros   gêneros textuais (anúncio de classificado, Charge, tirinha, artigo de opinião, Crônica, etc.).

3 Recursos
Livro didático da   Educação Financeira
Papel a4
Pincel atômico
Caneta
Cola
Computador
Papel a2
Impressora
Computador
Câmera fotográfica
Papel jornal.
- Data show.

4 Objetivos
- Levar o aluno a vislumbrar uma oportunidade de obter renda (lucrar), utilizando como ferramenta a leitura e a escrita, tomando como suporte um jornal impresso.
 - Estimular a leitura por meio de assuntos atrelados à realidade do aluno.
Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de atitude;
-Permitir que o aluno  ajude  efetivamente    do orçamento familiar, a partir do lucro do jornal.

5 Conteúdos afins
- Gênero textual “jornal impresso”.
- Charge
- Artigo de opinião.
- técnicas redacionais.
- A sociedade e suas relações.
10 pontos divididos em:
1 - Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3. Respeito e comprometimento.
4- Capacidade de trabalhar em grupo.
5- poder de sobressair a situações reais (conflitos) que uma empresa possui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário