sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de aula exitoso de Educação Física sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES  DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA      DATAS: JUNHO A DEZEMBRO 2016
PROFESSOR:   CIRIO PICANÇO  TEMA : TRABALHO E CONSUMO (LIVRO Bloco 2)

Turma: 3133/3º ANO/NOITE                                            
       Coordenadora : Tatiane Pires 

1 Justificativa
O tema transversal trabalho e consumo pretende problematizar com os alunos a quantidade e diversidade de “trabalho” presente em cada produto ou serviço, e suas relações entre trabalho e consumo que são muitas e complexas. A globalização, o trabalho escravo e o 
infantil, a maximização do lucro a qualquer custo, o incremento da tecnologia, a diminuição dos postos de trabalho, o desemprego, as estratégias de vendas agressivas, a manipulação de desejos, criando necessidades e novos padrões de consumo precisam ser debatidos. Também, faz-se necessário refletir com os alunos sobre o consumo de marcas e a qualidade destas, bem como a durabilidade dos produtos, sua adequação ao uso e ao preço, além dos direitos do consumidor.

2 Metodologia
O tema transversal Trabalho /Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc. 
Propiciar ao jovem o conhecimento das relações de trabalho em várias épocas é importante para compreender sua dimensão histórica e comparar diferentes modalidades de trabalho, como o comunitário, a servidão, a escravidão, o trabalho livre, o assalariado, o trabalho no espaço urbano e rural. 
 Devemos discutir a exploração dos recursos naturais, a qualidade de vida e as condições de trabalho e de saúde dos grupos populacionais e a interação humana com o meio ambiente. 
Analisaremos a influência da publicidade na vida das pessoas. Ela é mais do que uma forma de divulgar um produto ou um serviço. A propaganda difunde estilos de vida, padrões de beleza e comportamento que traduzem valores e expectativas. Ter isso em mente auxilia na compreensão do desejo de consumo e da real necessidade de adquirir produtos ou serviços. 
E procuraremos enfatizar que os cidadãos têm direitos em relação ao trabalho e ao consumo e estimular a autoconfiança para exigi-los e promovê-los. 

3 Recursos
Livro didático da Educação Financeira 
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel A4 
Computador
Datashow 
Caneta 
Cola
Tesouras
Lápis
TNT
Banner 
Régua

4 Objetivos
▪ saber de seus direitos e responsabilidades, identificando problemas e debatendo coletivamente possíveis soluções;
▪ notar a diversidade de relações de trabalho existentes e seu vínculo com a realidade local, regional, nacional e mundial; 
▪ verificar como os lugares e as paisagens são criados e transformados por intervenção do trabalho e do consumo humano; 
▪ identificar diferentes processos tecnológicos empregados nas atividades e analisar seu impacto no trabalho, no consumo e na relação com a qualidade de vida e com o meio ambiente; 
▪ reconhecer a existência de discriminações e injustiças em situações de trabalho e consumo; 
▪ perceber que os direitos civis, políticos e sociais são conquistados com conflitos e acordos, valorizando a atuação de partidos políticos, sindicatos e outras instituições democráticas; 
▪ reconhecer como é o processo se inserção no mercado de trabalho, identificando problemas e possíveis soluções.

4 Avaliação
1 - Frequência 
2 - Participações das atividades no processo 
3 - Apresentação na culminância do projeto. 
Obs: Anexar aqui o quantitativo de pontos atribuídos por bimestre.

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