quinta-feira, 14 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Física e Língua Portuguesa/Literatura




PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: FÍSICA E L.PORTUGUESA/LITERATURA                    
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: ELSON PANTOJA E MAXIMIANO OLIVEIRA            
TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2)
Turma: 2163/2ºano

  JUSTIFICATIVA
 Em meio às inúmeras crises que o Brasil tem passado, vamos tomar somente duas como principais. As CRISES financeiras e a energética, estão tão evidente em nosso Estado (Amapá), onde os apagões tornaram-se corriqueiros, levando- nos a refletir sobre a necessidade  de se buscar meios de consumo que inibam a escassez no futuro, assim como ajudar na economia da conta de luz. Além disso, que o dinheiro poupado possa ser investido em uma caderneta de poupança, em um consórcio, etc. Isso dependerá de qual o seu sonho, o seu grande projeto. Apontando-se, assim novas possibilidades e novos caminhos, mesmo em meio à crise financeira.

 METODOLOGIA 
 No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Por meio da transversalidade, serão trabalhados os assuntos da disciplina Física (como a ELETRICIDADE: corrente elétrica,  circuitos elétricos, consumo de energia etc.) fazendo relação   com a Educação Financeira no que diz respeito   ao consumo de energia,  as faturas a serem pagas, substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, permite-se assim o conhecimento técnico e contextualizado  a cerca da economia de energia. A partir disso os alunos confeccionarão cartilhas explicativas de como economizar energia e os possíveis investimentos com esta economia. No que diz respeito a interdisciplinaridade com a disciplina de língua portuguesa\ literatura, com a própria cartilha o professor trabalhará os diversos tipos de textos: narrativo, descritivo e dissertativo, assim como critica , reflexão prosa, simbolismo etc., Os alunos também deverão construir uma maquete com os diversos tipos de lâmpadas: Led, fluorescente e incandescente. Usando uma planilha do Excel, os mesmos mostrarão a diferença no consumo dos diversos tipos de lâmpadas, e o quanto é possível economizar mensalmente e  anualmente, na troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes por LED. A planilha e a maquete deverão ser apresentadas na primeira mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.

 RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira
Papel a4
Pincel atômico  
Caneta
Cola
Computador
Papel a2
Impressora 

OBJETIVOS
Levar o aluno a planejar melhor suas despesas, de acordo com prioridades estabelecidas.
Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de atitude;
Permitir que o aluno  ajude  efetivamente na construção   do orçamento familiar

AVALIAÇÃO 
 10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participação em sala de aula.
3 - Apresentação do tema na culminância do projeto.

Plano de aula exitoso: História



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: HISTÓRIA                                                                     
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: RONALDO BARROS                                                   
TEMA : ECONOMIA DO  PAÍS  (LIVRO Bloco 3)
TURMA: 2173/2183- 2º ANO                                                  
SALÁRIO MÍNIMO NO BRASIL: HISTÓRICO  DO SALÁRIO MÍNIMO NO PAÍS E SUA INCONFORMIDADE COM A CONSTITUIÇÃO FEDERAL                  


JUSTIFICATIVA       
A discussão decorrente do aumento do salario mínimo a cada ano no congresso nacional gera uma perspectiva por partes dos trabalhadores que dependem dele para garantirem sua sobrevivência.  A constituição federal de 1988, em sua clausula 4º define que o valor do salario mínimo deve atender as necessidades vitais, básicas do trabalhador e de sua família, tais como moradia, alimentação, saúde, educação, lazer, higiene, transporte, vestuário e previdência social. Além disso, a cláusula também estabelece reajustes periódicos do salario mínimo para preservar o poder aquisitivo de compra do trabalhador diante da inflação.
Diante dos fatos mencionados, se faz necessário que o aluno possa compreender com que finalidade foi criado o salario mínimo no Brasil, e se de fato ele atende as reais necessidades dos trabalhadores, conforme citado pela Constituição de 88.


METODOLOGIA
A metodologia aplicada para realização deste trabalho será através de discussão teórica com a turma. Após, os alunos deverão fazer levantamentos através de pesquisa de campo em três supermercados do município de Macapá, com a finalidade de realizar estimativas reais sobre as despesas de três casais com dois filhos, onde o provedor da família recebe apenas um salario mínimo.
Também deverão construir um mural, demonstrando o tratamento dado ao ‘’salario mínimo ‘’, ao longo das constituições, citando a pesquisa de campo mencionando os casais da pesquisa, e seus gastos, assim como o VALOR real necessário para atender as suas necessidades básicas apontadas na constituição.
Perpassando pela perspectiva interdisciplinar  o professor fara   abordagem de  temas como IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), contemplando a disciplina de Geografia assim como trabalhara cálculos de juros e percentagem em relação a salario   mínimo ,a inflação, a contribuição para a  aposentadoria etc., contemplando a disciplina de Matemática.

Os alunos deverão expor seus conhecimentos teóricos e práticos na mostra pedagógica de Educação Financeira.

RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira
2 murais
Papel Ofício
Cartazes
Tesoura
Cola
Papel 40 kg
Pincel HIdrocor


OBJETIVOS
Demonstrar a necessidade de se conhecer a historia do salario mínimo no Brasil , ao longo das constituições.
Comparar o valor do salario mínimo com os gastos e custos com o sustento familiar.
Formar para a cidadania de modo a conquistar e usufruir dos direitos à liberdade, igualdade, propriedade, participação política,   educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outros.

AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 - Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3 - Apresentação do tema na culminância do projeto.

Plano de aula exitoso: Sociologia e Biologia



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA E BIOLOGIA                                                            
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR:   LOURENÇO MORAES\CILENE ALMEIDA                              
TEMA : BENS PÚBLICOS (LIVRO Bloco 3)           
Turma: 3163/3º ano 

JUSTIFICATIVA
 A sociedade moderna passa por momentos tortuosos no que tange a gastos com manutenção de bens públicos. Corrupções e lavagem de dinheiro interferem significativamente, na qualidade da prestação de serviços para o cidadão. Portanto é de suma relevância que este saiba onde o dinheiro de seus impostos esta sendo aplicado. Para tanto a escola, enquanto um bem publico que agrega relações e culturas heterogêneas, deve permitir ao aluno o conhecimento de seus gastos com o seu funcionamento, permitindo mudanças de atitudes que preservem e conservem este espaço.

 
METODOLOGIA

  No que tange ao trabalho interdisciplinar e transversal os professores trabalharão de forma  articulada relacionando os assuntos de (Sociologia) como:  o espaço publico da escola, e sua relação com o meio ambiente/ sustentabilidade (Biologia). Os professores discutirão em suas aulas o espaço publico da escola: sua finalidade, clientela, compreensão dos diversos grupos heterogêneos que a compõe, problemas estruturais, quais cuidados para a preservação da estrutura, e quais estratégias de sustentabilidade podem ser desenvolvidas para mudanças de comportamentos, através de atitudes que levem a preservação da escola, como desligar as luzes, os ventiladores e o ar condicionado na hora do intervalo, perpassando  todos esses conteúdos com leituras do livro Educação Financeira. Após o trabalho teórico, os alunos serão divididos em grupos, e farão levantamentos a respeito dos recursos necessários para o funcionamento de cada setor da Escola Professor Gabriel Almeida Café. Após coleta dos dados necessários, os alunos farão um mural expositivo com as tabulações de quanto cada setor da escola gasta e apontarão propostas de sustentabilidade para diminuir os custos mensais da mesma. Os alunos também construirão uma maquete com a replica da Escola Professor Gabriel Almeida Café para evidenciar o espaço público da escola, assim como sugerir idéias para melhorias na sua estrutura econômica, administrativa e politica, incentivando a preservação dos recursos naturais disponíveis na escola, a maquete e o mural deverão ser apresentados na primeira mostra pedagógica do projeto Educação Financeira.

RECURSOS
Livro didático da educação financeira
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel a4
Pen drive
Computador
Retroprojetor
Caneta
Caixa de som
Planta arquitetônica
Isopor
Cola
Tesouras
Lápis
Tinta guache
Barbantes
Internet

 OBJETIVOS
 Permitir que o educando compreenda a relação de custo e consumo de um bem publico.
Formar para a cidadania de modo a conquistar e usufruir dos direitos à liberdade, igualdade, propriedade, participação política, educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outros;
Tornar o aluno consciente da importância de sua atitude na preservação e conservação do bem público. 

 AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 – Frequência.
2 - Participações das atividades no processo.
3 - Apresentação na culminância do projeto.