PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: FÍSICA E L.PORTUGUESA/LITERATURA
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: ELSON PANTOJA E MAXIMIANO OLIVEIRA
TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2)
TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2)
Turma:
2163/2ºano
JUSTIFICATIVA
Em meio às inúmeras crises que o Brasil tem passado, vamos tomar somente duas como principais. As CRISES financeiras e a energética, estão tão evidente em nosso Estado (Amapá), onde os apagões tornaram-se corriqueiros, levando- nos a refletir sobre a necessidade de se buscar meios de consumo que inibam a escassez no futuro, assim como ajudar na economia da conta de luz. Além disso, que o dinheiro poupado possa ser investido em uma caderneta de poupança, em um consórcio, etc. Isso dependerá de qual o seu sonho, o seu grande projeto. Apontando-se, assim novas possibilidades e novos caminhos, mesmo em meio à crise financeira.
METODOLOGIA
No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Por meio da transversalidade, serão trabalhados os assuntos da disciplina Física (como a ELETRICIDADE: corrente elétrica, circuitos elétricos, consumo de energia etc.) fazendo relação com a Educação Financeira no que diz respeito ao consumo de energia, as faturas a serem pagas, substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, permite-se assim o conhecimento técnico e contextualizado a cerca da economia de energia. A partir disso os alunos confeccionarão cartilhas explicativas de como economizar energia e os possíveis investimentos com esta economia. No que diz respeito a interdisciplinaridade com a disciplina de língua portuguesa\ literatura, com a própria cartilha o professor trabalhará os diversos tipos de textos: narrativo, descritivo e dissertativo, assim como critica , reflexão prosa, simbolismo etc., Os alunos também deverão construir uma maquete com os diversos tipos de lâmpadas: Led, fluorescente e incandescente. Usando uma planilha do Excel, os mesmos mostrarão a diferença no consumo dos diversos tipos de lâmpadas, e o quanto é possível economizar mensalmente e anualmente, na troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes por LED. A planilha e a maquete deverão ser apresentadas na primeira mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.
RECURSOS
JUSTIFICATIVA
Em meio às inúmeras crises que o Brasil tem passado, vamos tomar somente duas como principais. As CRISES financeiras e a energética, estão tão evidente em nosso Estado (Amapá), onde os apagões tornaram-se corriqueiros, levando- nos a refletir sobre a necessidade de se buscar meios de consumo que inibam a escassez no futuro, assim como ajudar na economia da conta de luz. Além disso, que o dinheiro poupado possa ser investido em uma caderneta de poupança, em um consórcio, etc. Isso dependerá de qual o seu sonho, o seu grande projeto. Apontando-se, assim novas possibilidades e novos caminhos, mesmo em meio à crise financeira.
METODOLOGIA
No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Por meio da transversalidade, serão trabalhados os assuntos da disciplina Física (como a ELETRICIDADE: corrente elétrica, circuitos elétricos, consumo de energia etc.) fazendo relação com a Educação Financeira no que diz respeito ao consumo de energia, as faturas a serem pagas, substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, permite-se assim o conhecimento técnico e contextualizado a cerca da economia de energia. A partir disso os alunos confeccionarão cartilhas explicativas de como economizar energia e os possíveis investimentos com esta economia. No que diz respeito a interdisciplinaridade com a disciplina de língua portuguesa\ literatura, com a própria cartilha o professor trabalhará os diversos tipos de textos: narrativo, descritivo e dissertativo, assim como critica , reflexão prosa, simbolismo etc., Os alunos também deverão construir uma maquete com os diversos tipos de lâmpadas: Led, fluorescente e incandescente. Usando uma planilha do Excel, os mesmos mostrarão a diferença no consumo dos diversos tipos de lâmpadas, e o quanto é possível economizar mensalmente e anualmente, na troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes por LED. A planilha e a maquete deverão ser apresentadas na primeira mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.
RECURSOS
Livro didático da Educação Financeira
Papel a4
Pincel atômico
Caneta
Cola
Computador
Papel a2
Impressora
OBJETIVOS
AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
OBJETIVOS
Levar o aluno a planejar melhor suas despesas, de acordo
com prioridades estabelecidas.
Oferecer conceitos
e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de
atitude;
Permitir que o aluno ajude
efetivamente na construção do
orçamento familiar
AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participação em sala de aula.
3 - Apresentação do tema na culminância do projeto.