PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: FILOSOFIA
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: JULIANA SILVA CARIDADE
TEMA: VIDA SOCIAL (Livro Bloco 1)
TEMA: VIDA SOCIAL (Livro Bloco 1)
Turma : 1173/1º ano
JUSTIFICATIVA
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METODOLOGIA
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RECURSOS
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OBJETVOS
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AVALIAÇÃO
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A
educação financeira é de suma relevância para qualquer cidadão, pois além de
promover a organização das finanças, permite que planos e metas estabelecidos
para curtos, médios e longos prazos possam de fato se concretizar. Para tanto,
é necessário que a escola trabalhe dentro de um processo que leve o aluno a
um nível de conscientização que lhe permita entender ideias básicas de como
planejar, e de como poupar, levando-o a perceber o impacto que o consumo exagerado tem sobre a vida, permitindo com que esse
processo de consciência perpasse por questões transversais, como o meio
ambiente.
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A
partir da leitura do livro Educação Financeira, os alunos desenvolverão pesquisas voltadas para os seus gastos
mensais com o entretenimento, incluindo idas ao shopping, ao parque, a praça
etc., Os mesmos também deverão selecionar propagandas e músicas que incentivam
o consumo inconsciente. Através da pesquisa de gastos mensais, e
conjuntamente com a pesquisa de propagandas, deverão analisar os impactos
ambientais a partir de desperdícios investigados no decorrer da pesquisa. À
transversalidade será trabalhada em sala de aula fazendo relação com os assuntos de sociologia como: cultura e linguagem, levando o aluno
a compreender o comportamento consumista a partir das relações sociais e dos
estímulos recebidos deste convívio. O individuo
será orientado a fazer escolhas de lugares que devem \podem ser frequentados em
ocasiões de lazer. Observando que esses lugares possuem características que
são determinadas por uma cultura que acaba por
ter como função disseminar o consumismo exagerado. Serão feitas discussões
que digam respeito à responsabilidade ética de cuidar do meio ambiente com
cuidado, para que a convivência possa ser
harmoniosa e inibindo assim os
impactos ambientais causados pelo consumo exagerado e pelo tratamento que
damos ao nosso consumo nos passeios de entretenimento.
Os alunos deverão a partir dessas aulas criarem um mural,
expondo todas as atividades construídas inicialmente com a pesquisa de gastos
com o lazer, as propagandas e os impactos ambientes provenientes destas. O
mural devera ser apresentado na culminância do projeto Educação Financeira na
escola.
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Livro didático da educação financeira
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel a4
Mural
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Desenvolver a cultura de prevenção contra problemas
financeiros.
Conscientizar
os alunos de atitudes que contribuam para saúde financeira e que também desperte a consciência ambiental.
Analisar
os impactos ambientais causados pelo desperdício, relacionando-o com consumo
exagerado em atividades de entretenimento.
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10 pontos divididos em:
1 – Frequência.
2 -
Participações nas atividades durante o processo de construção do trabalho.
3 - Apresentação
na culminância do projeto.
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