quinta-feira, 14 de abril de 2016

Projeto Educação Financeira na Escola Professor Gabriel Almeida Café: Projeto de disseminação


 
Educação financeira na Escola Professor Gabriel  Almeida Café


              TATIANE SOUZA PIRES CARVALHO
COORDENADORA PEDAGÓGICA\COORDENADORA PROJETO  EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA-3º TURNO
        JÚLIO CÉSAR  DAS NEVES  AMARAL
COORDENADOR\ASSESSOR TÉCNICO E PEDAGÓGICO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
       
1. APRESENTAÇÃO
     O programa educação financeira na escola, emergiu a partir da necessidade de se buscar meios  que levassem o indivíduo  a estabelecer uma  relação  saudável de consumo, isso porque a falta de planejamento faz com que muitas pessoas  cheguem a um patamar de endividamento, que impossibilita o desfrutar de uma vida próspera e com qualidade.
     Diante dessa problemática a AEF – (Associação Educação Financeira do Brasil) instituiu o programa educação financeira na escola, com objetivo principal de desenvolver  por meio de saberes escolares, e de uma proposta pedagógica curricular que concebe a transversalidade como articuladora  na conexão entre os conhecimentos disciplinares e interdisciplinares , apontando  para a construção de uma rotina voltada para o dialogo  e formação continua de indivíduos capazes de planejar e assim obter progresso e sucesso na vida.

2.    JUSTIFICATIVA
    A Escola Estadual Professor Gabriel Almeida Café tem como função social educar para a vida e o mundo do trabalho, partindo desse pressuposto torna-se evidente a importância de se desenvolver projetos que tenham como foco real o contexto da realidade vivida pelo individuo nas suas dimensões: politica, social, geográfica e todos os aspectos que contribuem para formação plena do “ser”, enquanto “humano’’              que pensa e reflete sobre suas ações”.
    Como proposta de impulsionar uma nova prática pedagógica que possibilite a compreensão de que as decisões tomadas no presente afetam o futuro, é que a escola Professor Gabriel Almeida Café, instituiu em seu planejamento escolar o Programa Educação financeira na escola,  como estratégia e instrumento didático para possibilitar o redesenho  curricular  desta instituição de Ensino.
        O projeto piloto desta instituição de ensino acontecerá no 3º turno, designado  I Mostra Pedagógica de Educação Financeira levando-se em consideração o fato de serem em sua grande maioria alunos  datrabalhadores, onde é latente a necessidade de se oferecer ferramentas que possibilitem a tomada de  decisões autônomas, voltadas para o pleno desenvolvimento da cidadania como preconiza a LDBEN em seu artigo 02, assim  promovendo  uma relação saudável de consumo, responsabilidade e ética, onde o mesmo poderá gozar plenamente de seus ganhos e futuros ganhos, por meio de uma prática mais  consciente   despertando assim  para a  cultura de prevenção, e por meio desta podendo tornar possível a concretização dos seus planos e sonhos para curtos, médios ou longos prazos.
          A educação financeira é também imprescindível para alunos não trabalhadores, pois, além de uma proposta inovadora para a construção de um pensamento critico, que, por conseguinte levará a um comportamento financeiro autônomo e saudável potencializando competências através da compreensão da linguagem do mundo financeiro, permitirá a escola o aprimoramento de sua base curricular, por meio de praticas educativas sólidas, priorizando o aluno como sujeito de sua própria história.
        A educação financeira é um projeto que busca por meio da articulação de saberes, a significação e compreensão dos conteúdos trabalhados nas diversas áreas do conhecimento, buscando de forma transversal, contextualizada e interdisciplinar permitir ao aluno a ressignificação destes para a vida.

 3 OBJETIVOS GERAIS

Ø  Promover um diálogo articulador entre as áreas do conhecimento.
Ø  Colaborar para o desenvolvimento do pensamento financeiro consistente

Ø  Desenvolver um comportamento autônomo e saudável

4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø   Formar para a cidadania: direito de usufruir várias possibilidades que a vida oferece, tais como liberdade, igualdade, propriedade, participação política, educação, saúde, moradia, trabalho, dentre outras.
Ø   Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente e   responsável.
Ø   Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudança de atitude.
Ø   Formar disseminadores que possam ajudar suas famílias na determinação de seus objetivos de vida, bem como dos meios mais adequados para alcança-los.
Ø   Ensinar a planejar a curto, médio e longos prazos.
Ø  Desenvolver a cultura de prevenção:
Ø   Proporcionar possibilidade de mudança da condição atual.

5 METODOLOGIA
            O projeto educação financeira na escola, será desenvolvido por meio da construção coletiva, através de encontros periódicos com os docentes e professores das salas ambientes, a partir de planejamentos sistemáticos  que visem trabalhar com os componentes curriculares, de forma articulada, norteado pelo princípio da transversalidade e da interdisciplinaridade, que implica necessariamente na relação sólida entre ação-reflexão-ação.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                  
              O público alvo são todos os discentes do terceiro turno, salas ambientes, gestão, coordenação e alunos, ou seja, toda a escola estará voltada  para a efetiva implementação do programa educação financeira.

6. Operacionalidade
     O Projeto educação financeira na escola Professor Gabriel Almeida Café será trabalhado no 3º turno, inicialmente no 4º bimestre- em forma de projeto piloto, permitindo sua construção de forma sistemática e dialógica, conforme cronograma abaixo:

Encontro
Público -alvo
Atividade
07\11\2015- Através de slides será apresentado ao grupo escolar, o   processo histórico da educação financeira, e os objetivos desta pra sociedade e a importância de sua inserção    na escola. Carga horária 06 HS.
docentes\ assessores pedagógicos\ professores das salas ambientes
Formação sobre educação financeira na escola  Multiplicadora( Tatiane Pires- coordenadora Ped.3º turno)
09\11\15- No encontro, por meio  de slides, o grupo escolar tomará conhecimento de como desenvolver  o programa educação financeira na escola, também serão apresentados os livros que compõem os recursos didáticos  para se trabalhar na escola, e em sala de aula. Carga horária 6 HS .
docentes\ assessores pedagógicos\ professores das salas ambientes
Formação sobre educação financeira na escola  Multiplicadora( Tatiane Pires- coordenadora Ped.3º turno)
11\11\2015- No encontro todos os docentes, deverão planejar suas aulas para o 4º bimestre, através de um planejamento interdisciplinar, contemplando, a transversalidade  por meio das  temáticas disponíveis nos livros de educação financeira, por meio das situações didáticas). Os professores de salas ambientes também deverão fazer seus planejamentos da mesma forma dos docentes, permitindo assim a inclusão do projeto em todos os setores de ensino – aprendizagem da escola. Carga Horária – 3 HS                                              
docentes\ assessores pedagógicos\ professores das salas ambientes
Construção de planejamento com  orientação, supervisão, e acompanhamento   da  coordenação pedagógica \ assessores.


12\11\15- Docentes, Salas Ambientes, Coordenação- deverão começar a pôr em prática o planejamento construído em conjunto, a partir das temáticas  escolhidos  no encontro anterior.
docentes\ assessores pedagógicos\ professores das salas ambientes
Docentes\ salas Ambientes: desenvolverão suas aulas a partir do plano interdisciplinar e transversal construído para atender as temáticas, a partir das situações didáticas do livro educação financeira.
Coordenação: Acompanhar e orientar em todas as etapas das atividades.
22\12\15- Culminância do projeto: será feita uma exposição por turma e disciplinas contemplando a interdisciplinaridade e a contextualização dos temas escolhidos nos livros de educação financeira.
docentes\ assessores pedagógicos\ professores das salas ambientes.
Todos deverão estar envolvidos, na I MOSTRA PEDAGÓGICA DE
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA GABRIEL ALMEIDA CAFÉ.


7 AVALIAÇÃO :
      A avaliação  dentro da perspectiva pedagógica de projetos , tem em seu cerne o individuo como um ser global que detém o conhecimento por meio da multiplicidade de fatores, implicando   em um processo progressivo de aprendizagem , portanto a avaliação não deve ser vista de forma unilateral mas sim respeitando todo o avanço alcançado durante a construção do projeto.
        Partindo desses pressupostos a avaliação precisa diagnosticar o progresso individual do aluno mediante o projeto, e avaliar até que ponto as intenções educativas foram atendidas.
        “Esta perspectiva permitirá também ao docente o amadurecimento de sua pratica educativa, fazendo com que ”  o fazer pedagógico “ , tenha uma conotação mais concreta, pois, acompanhará as fases de crescimento do discente ao longo do processo didático , e não apenas em um momento único, já que a avaliação esta a todo momento no decurso educativo.
       
        A avaliação do projeto educação financeira na escola, será feita da seguinte forma:
 O projeto valerá 10 pontos, divididos em: assiduidade, participação, construção e execução do mesmo, tendo o professor dentro dessa perspectiva de avaliação, a autonomia na divisão dos pontos assim como incluir ou excluir item, que possa dar ainda mais credibilidade a função da avaliação dentro de uma proposta de aprendizagem significativa na pedagogia de projetos.


8          REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°. 9.394/96)
Parecer CNE/CP nº 11/2009, que trata da Proposta de Experiência Curricular Inovadora para o Ensino Médio;

Parecer CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 04/2010, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Parecer CNE/CEB nº 05/2011, de 05/05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de 2012, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.

Acesse você também o site do Programa Educação Financeira nas Escolas:http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/

Veja os livros específicos do Programa:http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/materiais/
 

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