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Educação financeira na Escola Professor Gabriel Almeida Café |
COORDENADORA
PEDAGÓGICA\COORDENADORA PROJETO EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA-3º TURNO
JÚLIO
CÉSAR DAS NEVES AMARAL COORDENADOR\ASSESSOR TÉCNICO E PEDAGÓGICO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
1. APRESENTAÇÃO
O
programa educação financeira na escola, emergiu a partir da necessidade de se
buscar meios que levassem o indivíduo a estabelecer uma relação saudável de consumo, isso porque a falta de
planejamento faz com que muitas pessoas cheguem
a um patamar de endividamento, que impossibilita o desfrutar de uma vida próspera
e com qualidade.
Diante dessa problemática a AEF – (Associação
Educação Financeira do Brasil) instituiu o programa educação financeira na
escola, com objetivo principal de desenvolver por meio de saberes escolares, e de uma
proposta pedagógica curricular que concebe a transversalidade como
articuladora na conexão entre os
conhecimentos disciplinares e interdisciplinares , apontando para a construção de uma rotina voltada para
o dialogo e formação continua de indivíduos
capazes de planejar e assim obter progresso e sucesso na vida.
2.
JUSTIFICATIVA
A Escola Estadual Professor Gabriel Almeida
Café tem como função social educar para a vida e o mundo do trabalho, partindo
desse pressuposto torna-se evidente a importância de se desenvolver projetos
que tenham como foco real o contexto da realidade vivida pelo individuo nas
suas dimensões: politica, social, geográfica e todos os aspectos que contribuem
para formação plena do “ser”, enquanto “humano’’ que pensa e reflete sobre suas ações”.
Como proposta de
impulsionar uma nova prática pedagógica que possibilite a compreensão de que as
decisões tomadas no presente afetam o futuro, é que a escola Professor Gabriel
Almeida Café, instituiu em seu planejamento
escolar o Programa Educação financeira na escola, como estratégia e instrumento didático para
possibilitar o redesenho curricular desta instituição de Ensino.
O
projeto piloto desta instituição de ensino acontecerá no 3º turno, designado I Mostra Pedagógica de Educação Financeira levando-se
em consideração o fato de serem em sua grande maioria alunos
datrabalhadores, onde é latente a necessidade
de se oferecer ferramentas que possibilitem a
tomada de decisões autônomas, voltadas
para o pleno desenvolvimento da cidadania como preconiza a LDBEN em seu artigo
02, assim promovendo uma relação saudável de consumo,
responsabilidade e ética, onde o mesmo poderá gozar plenamente de seus ganhos e
futuros ganhos, por meio de uma prática mais consciente despertando assim para a cultura de prevenção, e por meio desta podendo
tornar possível a concretização dos seus planos e sonhos para curtos, médios ou
longos prazos.
A educação financeira é também imprescindível para alunos não
trabalhadores, pois, além de uma proposta inovadora para a construção de um pensamento
critico, que, por conseguinte levará a um comportamento financeiro autônomo e
saudável potencializando competências através da compreensão da linguagem do mundo
financeiro, permitirá a escola o aprimoramento de sua base curricular, por meio
de praticas educativas sólidas, priorizando o aluno como sujeito de sua própria
história.
A educação financeira é um projeto que busca por meio da articulação
de saberes, a significação e compreensão dos conteúdos trabalhados nas diversas
áreas do conhecimento, buscando de forma transversal, contextualizada e
interdisciplinar permitir ao aluno a ressignificação destes para a vida.
3 OBJETIVOS GERAIS
Ø Promover
um diálogo articulador entre as
áreas do conhecimento.
Ø Colaborar para o desenvolvimento do pensamento
financeiro consistente
Ø Desenvolver
um comportamento autônomo e saudável
4 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Ø Formar para a cidadania: direito de usufruir
várias possibilidades que a vida oferece, tais como liberdade, igualdade,
propriedade, participação política, educação, saúde, moradia, trabalho, dentre
outras.
Ø Ensinar
a consumir e a poupar de modo ético, consciente e responsável.
Ø Oferecer
conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em mudança de
atitude.
Ø Formar
disseminadores que possam ajudar suas famílias na determinação de seus objetivos
de vida, bem como dos meios mais adequados para alcança-los.
Ø Ensinar
a planejar a curto, médio e longos prazos.
Ø Desenvolver a cultura de prevenção:
Ø Proporcionar possibilidade de mudança da
condição atual.
5 METODOLOGIA
O projeto educação financeira
na escola, será desenvolvido por meio da construção coletiva, através de
encontros periódicos com os docentes e professores das salas ambientes, a
partir de planejamentos sistemáticos que
visem trabalhar com os componentes curriculares, de forma articulada, norteado
pelo princípio da transversalidade e da interdisciplinaridade, que implica
necessariamente na relação sólida entre ação-reflexão-ação.
O público
alvo são todos os discentes do terceiro turno, salas ambientes, gestão,
coordenação e alunos, ou seja, toda a escola estará voltada para a efetiva implementação do programa
educação financeira.
6. Operacionalidade
O Projeto educação
financeira na escola Professor Gabriel Almeida Café será trabalhado no 3º
turno, inicialmente no 4º bimestre- em forma de projeto piloto, permitindo sua
construção de forma sistemática e dialógica, conforme cronograma abaixo:
Encontro
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Público -alvo
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Atividade
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07\11\2015- Através de slides será
apresentado ao grupo escolar, o processo histórico da educação financeira, e
os objetivos desta pra sociedade e a importância de sua inserção na escola. Carga horária 06 HS.
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docentes\ assessores
pedagógicos\ professores das salas ambientes
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Formação sobre educação financeira na
escola Multiplicadora( Tatiane Pires-
coordenadora Ped.3º turno)
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09\11\15- No encontro, por meio de slides, o grupo escolar tomará
conhecimento de como desenvolver o
programa educação financeira na escola, também serão apresentados os livros
que compõem os recursos didáticos para
se trabalhar na escola, e em sala de aula. Carga horária 6 HS .
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docentes\ assessores
pedagógicos\ professores das salas ambientes
|
Formação sobre educação financeira na
escola Multiplicadora( Tatiane Pires-
coordenadora Ped.3º turno)
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11\11\2015- No encontro todos os docentes,
deverão planejar suas aulas para o 4º bimestre, através de um planejamento
interdisciplinar, contemplando, a transversalidade por meio das temáticas disponíveis nos livros de
educação financeira, por meio das situações didáticas). Os professores de
salas ambientes também deverão fazer seus planejamentos da mesma forma dos
docentes, permitindo assim a inclusão do projeto em todos os setores de
ensino – aprendizagem da escola. Carga Horária – 3 HS
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docentes\ assessores
pedagógicos\ professores das salas ambientes
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Construção de planejamento com orientação, supervisão, e
acompanhamento da coordenação pedagógica \ assessores.
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12\11\15- Docentes, Salas Ambientes,
Coordenação- deverão começar a pôr em prática o planejamento construído em
conjunto, a partir das temáticas escolhidos
no encontro anterior.
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docentes\ assessores
pedagógicos\ professores das salas ambientes
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Docentes\ salas Ambientes: desenvolverão
suas aulas a partir do plano interdisciplinar e transversal construído para
atender as temáticas, a partir das situações didáticas do livro educação
financeira.
Coordenação: Acompanhar e orientar em todas
as etapas das atividades.
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22\12\15- Culminância do projeto: será
feita uma exposição por turma e disciplinas contemplando a
interdisciplinaridade e a contextualização dos temas escolhidos nos livros de
educação financeira.
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docentes\ assessores pedagógicos\
professores das salas ambientes.
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Todos deverão estar envolvidos, na I MOSTRA
PEDAGÓGICA DE
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA GABRIEL
ALMEIDA CAFÉ.
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7 AVALIAÇÃO :
A
avaliação dentro da perspectiva
pedagógica de projetos , tem em seu cerne o individuo como um ser global que
detém o conhecimento por meio da multiplicidade de fatores, implicando em um processo progressivo de aprendizagem ,
portanto a avaliação não deve ser vista de forma unilateral mas sim respeitando
todo o avanço alcançado durante a construção do projeto.
Partindo desses pressupostos a
avaliação precisa diagnosticar o progresso individual do aluno mediante o
projeto, e avaliar até que ponto as intenções educativas foram atendidas.
“Esta perspectiva permitirá também ao
docente o amadurecimento de sua pratica educativa, fazendo com que ” o fazer pedagógico “ , tenha uma conotação
mais concreta, pois, acompanhará as fases de crescimento do discente ao longo
do processo didático , e não apenas em um momento único, já que a avaliação
esta a todo momento no decurso educativo.
A avaliação do projeto educação
financeira na escola, será feita da seguinte forma:
O projeto valerá 10 pontos, divididos em:
assiduidade, participação, construção e execução do mesmo, tendo o professor
dentro dessa perspectiva de avaliação, a autonomia na divisão dos pontos assim
como incluir ou excluir item, que possa dar ainda mais credibilidade a função
da avaliação dentro de uma proposta de aprendizagem significativa na pedagogia
de projetos.
8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Lei
de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n°. 9.394/96)
Parecer
CNE/CP nº 11/2009, que trata da Proposta de Experiência Curricular Inovadora
para o Ensino Médio;
Parecer
CNE/CEB nº 7/2010 e Resolução CNE/CEB nº 04/2010, que tratam das Diretrizes
Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica.
Parecer
CNE/CEB nº 05/2011, de 05/05/2011 e Resolução CNE/CEB nº 2, de 30 de janeiro de
2012, que tratam das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
Acesse você também o site do Programa Educação Financeira nas Escolas:http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/
Veja os livros específicos do Programa:http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/materiais/
Acesse você também o site do Programa Educação Financeira nas Escolas:http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/
Veja os livros específicos do Programa:http://www.edufinanceiranaescola.gov.br/materiais/
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