sexta-feira, 15 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Artes


PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA. 
DISCIPLINA: ARTES                                                           
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: IRANDIM SENA                                        
TEMA: BENS PESSOAIS (Livro Bloco 3) 
Turma: 2153/2º ano

JUSTIFICATIVA
 O mundo contemporâneo é um mundo imagético, pois basta ligarmos a televisão, ou acessar a internet, para sermos bombardeados por imagens a todo instante. Sendo assim, é imprescindível que saibamos lidar com estes estímulos visuais, isto é, devemos ler compreender e refletir sobre os mesmos a fim de que possamos     identificar os recursos utilizados nas publicidades/propagandas como forma de sedução ao consumo sem limite. A grande maioria dos consumidores tem seu poder de compras limitado. Por isso a educação financeira tem um papel fundamental no que diz respeito a evitar o endividamento.

 METODOLOGIA
 A priori, os alunos deverão estudar de forma perene o livro de Educação Financeira como suporte para a compreensão do tema Bens Pessoais, a posteriori, os alunos serão divididos em grupos. Estes deverão pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos:
1       -  Quais os argumentos usados para convencer o telespectador a comprar o produto?
2     - Quais os elementos de composição visual: cores predominantes, relação entre os elementos verbais e não verbais?
3        -  Qual a relação que a publicidade busca com outro texto (intertextualidade)?
4       - Quais os recursos linguísticos presentes na publicidade: jogo de palavras, ambiguidade, figura de linguagem?
5       -  Permeando a transversalidade entre educação financeira e os conteúdos da disciplina de artes deverão também reconhecer dentro das propagandas/publicidades os elementos básicos da linguagem visual: suportes, elementos da forma: ponto, linha e plano, ritmo, equilibro e profundidade, textura e volume.
Posteriormente os alunos deverão socializar as respostas encontradas. Os mesmos deverão criar novos produtos e novas marcas gerando logotipos e novas propagandas, feitas a partir de vídeos audiovisuais, valendo-se dos elementos de composição teatral (gesto, expressão facial, deslocamento, voz e entonação) Os Elementos constitutivos do teatro fora do ator (cenário, objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto),contribuindo  assim para que  teoria e pratica, sejam alicerces fundamentais para a compreensão real das armadilhas utilizadas para influenciar o consumo exagerado. Os alunos deverão apresentar seus produtos e suas marcas na culminância do projeto Educação Financeira na Escola.
 RECURSOS
 Livro didático  da Educação Financeira
Papel cartão
Revistas
Jornais
Vídeos (anúncios com publicitários)
Papelão
Garrafa pet 
Cartolina
Pincel atômico
Folha de papel a4
Caneta
Cola
Retroprojetor
Computador
Mesa
Estante
  
OBJETIVOS
 Levar a reflexão de como as propagandas influenciam o consumo exacerbado.
Identificar os elementos dos textos publicitários voltados para despertar o desejo de consumo.
Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente, consistente e   responsável;
Propor a aprendizagem por meio da interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Portuguesa.
 AVALIAÇÃO
 10 pontos
divididos em:
1- Frequência
2-Participação das atividades em sala de aula.
3 - Apresentação do trabalho na culminância do projeto. 

Plano de aula exitoso: Matemática e Educação fisica



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA  E ED.FÍSICA                               
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR:   EDSON MIRA E CÍRIO CORREIA                   
TEMA : TRABALHO (LIVRO Bloco 2)           
Turma: 3153/3º ANO


JUSTIFICATIVA
O tema trabalho tem grande relevância na formação do cidadão. A discussão dos princípios básicos e o esclarecimento das estruturas de classificação do trabalho, bem como, o conhecimento da carreira nas diferentes áreas de atuação, buscam direcionar o aluno para um planejamento continuo da sua vida profissional. Esses elementos argumentativos fundamentam o desenvolvimento do Projeto Educação Financeira na Escola e da escolha deste tema, pois, diante da realidade mercadológica do trabalho e dos anseios por aquisições de bens, é   importante que a escolha feita seja consciente, e que permita ao sujeito a realização de seus sonhos.

METODOLOGIA
Partindo do pressuposto de que o projeto educação financeira busca de forma transversal estabelecer relações curriculares a partir da vivencia do aluno, os professores desenvolverão atividades didáticas  vinculadas ao mundo do trabalho, a partir das aspirações profissionais dos educandos. No que diz respeito ao estudo de Matemática o professor versará suas aulas fazendo a ponte entre as probabilidades estatísticas, do desemprego, apontando as profissões com maior possibilidade de empregabilidade etc...

Nas aulas de Educação Física, o professor apontara os caminhos necessários para que o aluno realize o sonho profissional, e ambos trabalharão de forma articulada expondo as diversas profissões existentes, suas prerrogativas, seus custos, duração dos cursos de graduação, como montar um currículo, expondo também os caminhos para empregos autônomos etc. Todo esse trabalho será articulado com o suporte do livro Educação Financeira. Após a execução de atividades didáticas, os alunos serão   divididos em grupos, e cada grupo devera escolher uma profissão e pesquisar custos x benefícios. Deverão ser preparados murais e materiais específicos de cada uma delas, para serem apresentadas no dia da primeira Mostra Pedagógica  do Projeto Educação Financeira na Escola.

RECURSOS
pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel A4
Computador
Caneta
Cola
Tesouras
Lápis
TNT
Banner
Régua 

OBJETIVOS
Levar o aluno a compreender a dinâmica do mercado de trabalho.

Apontar caminhos para realização do sonho profissional.

Demonstrar custo x benefício de cada profissão, assim como as possibilidades de empregos autônomos.


Ensinar a planejar a vida financeira a curto, médio e longos prazos.

AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participações das atividades no processo

3 - Apresentação na culminância do projeto.

Plano de aula exitoso: Geografia e Língua Portuguesa



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: L.PORTUGUESA\GEOGRAFIA                                              
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: LUCIANE MONTEIRO\ GIANFRANCO GUSMÃO               
TEMA: ECONOMIA DO MUNDO (LIVRO bloco3)
Turma : 3143\3º ano

JUSTIFICATIVA
Falar de questões financeiras inevitavelmente é falar de crises. A história nos tem mostrado essa relação (exemplo da crise de 19 29, e de 2008). A saber, a primeira foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929,quando as empresas americanas não conseguiam mais exportar seus produtos para a Europa, aumentando o estoque dos mesmos, com a queda nas vendas, muitas ações se desvalorizaram e pessoas muito ricas ficaram pobres do dia para a noite. A taxa de desemprego chegou a 30%. A crise persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. A segunda foi à crise financeira de 2008, se deu a partir de uma sucessão de falências de instituições financeiras, nos Estados Unidos e na Europa. Diante dessas situações históricas, é importante que os alunos consigam estabelecer relações entre crises econômicas e situações de prevenção para a vida pessoal, estabelecendo metas de curtos, médios e longos prazos.


METODOLOGIA
Para trabalhar de forma interdisciplinar e transversal, a partir do tema supracitado, os professores seguirão os seguintes passos:
No primeiro momento, serão trabalhados conceitos teóricos relacionando-os às situações didáticas do livro Educação Financeira com as disciplinas, nas aulas de Geografia e Língua Portuguesa. O tema será discorrido por meio dos conceitos de blocos econômicos, importações e exportações, crescimento econômico, crises financeiras e investimentos, de forma contextualizada com a realidade do aluno. A partir do entendimento do conceito teórico, acontecerá o segundo momento onde os alunos deverão traçar sonhos para curtos, médios e longos prazos, e metas viáveis que possam ser realizadas  mesmo em momentos de crises. A partir dos textos escritos pelos alunos os professores  introduzirão  aulas de redação para o Enem.
Finalizada a parte teórica, os educandos deverão apresentar os conhecimentos adquiridos, por meio de um painel interativo, onde serão expostos os sonhos e as metas estabelecidas, e outro painel com dicas de investimentos para curtos, médios e longos prazos, e por ultimo será apresentada uma peça teatral relatando a crise financeira e como enfrenta-la, os alunos deverão expor seus trabalhos na mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.


RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira Copias reprográfica Papelão
Garrafas pets
Cola
Tesoura
Murais
Papeis 40 kg
Microfone
Caixa de som
Mesas
Pufes
Cadeiras brancas
Canecas para café
Tinta preta
Pincel atômico


Pincel para quadro branco

OBJETIVOS
Permitir que  o   aluno tenha  uma leitura critica do impacto da crise econômica na vida pessoal.


Elaborar metas viáveis para realização de sonhos em curtos, médios e longos prazos.

Promover a cultura de prevenção por meio de investimentos seguros.


Proporcionar ao aluno a compreensão dos conteúdos disciplinares, por meio da interdisciplinaridade, ampliando o interesse e o desejo de aprender.


AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1-frequência
2-participação em sala de aula.

3- construção do trabalho prático, e apresentação na primeira mostra pedagógica de educação financeira.