PLANO
DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: ARTES
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
DISCIPLINA: ARTES
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: IRANDIM SENA
TEMA: BENS PESSOAIS (Livro Bloco 3)
Turma: 2153/2º ano
TEMA: BENS PESSOAIS (Livro Bloco 3)
Turma: 2153/2º ano
JUSTIFICATIVA
O mundo contemporâneo é um mundo imagético, pois basta ligarmos a televisão, ou acessar a internet, para sermos bombardeados por imagens a todo instante. Sendo assim, é imprescindível que saibamos lidar com estes estímulos visuais, isto é, devemos ler compreender e refletir sobre os mesmos a fim de que possamos identificar os recursos utilizados nas publicidades/propagandas como forma de sedução ao consumo sem limite. A grande maioria dos consumidores tem seu poder de compras limitado. Por isso a educação financeira tem um papel fundamental no que diz respeito a evitar o endividamento.
O mundo contemporâneo é um mundo imagético, pois basta ligarmos a televisão, ou acessar a internet, para sermos bombardeados por imagens a todo instante. Sendo assim, é imprescindível que saibamos lidar com estes estímulos visuais, isto é, devemos ler compreender e refletir sobre os mesmos a fim de que possamos identificar os recursos utilizados nas publicidades/propagandas como forma de sedução ao consumo sem limite. A grande maioria dos consumidores tem seu poder de compras limitado. Por isso a educação financeira tem um papel fundamental no que diz respeito a evitar o endividamento.
METODOLOGIA
A priori, os alunos deverão estudar de forma
perene o livro de Educação Financeira como suporte para a compreensão do tema
Bens Pessoais, a posteriori, os alunos serão divididos em grupos. Estes
deverão pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos:
1 - Quais os argumentos usados para convencer o telespectador a comprar o
produto?
2 - Quais os elementos de composição visual: cores predominantes, relação
entre os elementos verbais e não verbais?
3 - Qual a relação que a publicidade busca com outro texto
(intertextualidade)?
4 - Quais os recursos linguísticos presentes na publicidade: jogo de
palavras, ambiguidade, figura de linguagem?
5 - Permeando a transversalidade entre educação financeira e os conteúdos
da disciplina de artes deverão também reconhecer dentro das
propagandas/publicidades os elementos básicos da linguagem visual: suportes,
elementos da forma: ponto, linha e plano, ritmo, equilibro e profundidade,
textura e volume.
Posteriormente os alunos deverão socializar as respostas
encontradas. Os mesmos deverão criar novos produtos e novas marcas gerando
logotipos e novas propagandas, feitas a partir de vídeos audiovisuais,
valendo-se dos elementos de composição teatral (gesto, expressão facial,
deslocamento, voz e entonação) Os Elementos constitutivos do teatro fora do
ator (cenário, objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação,
música e texto),contribuindo assim para que teoria e
pratica, sejam alicerces fundamentais para a compreensão real das armadilhas
utilizadas para influenciar o consumo exagerado. Os alunos deverão apresentar
seus produtos e suas marcas na culminância do projeto Educação Financeira na
Escola.
RECURSOS
Livro didático da Educação Financeira
Papel cartão
Revistas
Jornais
Vídeos (anúncios com publicitários)
Papelão
Garrafa pet
Cartolina
Pincel atômico
Folha de papel a4
Caneta
Cola
Retroprojetor
Computador
Mesa
Estante
OBJETIVOS
Levar a reflexão de como as
propagandas influenciam o consumo exacerbado.
Identificar os elementos dos textos publicitários
voltados para despertar o desejo de consumo.
Ensinar a consumir e a poupar de
modo ético, consciente, consistente e responsável;
Propor a aprendizagem por meio da
interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Portuguesa.
AVALIAÇÃO
10 pontos
divididos em:
1- Frequência
2-Participação das atividades em
sala de aula.
3 - Apresentação do trabalho na
culminância do projeto.