PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA
ESCOLA.
DISCIPLINA: L.PORTUGUESA\GEOGRAFIA
DATAS: NOVEMBRO
A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: LUCIANE MONTEIRO\ GIANFRANCO GUSMÃO
TEMA: ECONOMIA DO MUNDO (LIVRO bloco3)
Turma
: 3143\3º ano
JUSTIFICATIVA
Falar de questões financeiras inevitavelmente é falar de crises. A história nos tem mostrado essa relação (exemplo da crise de 19 29, e de 2008). A saber, a primeira foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929,quando as empresas americanas não conseguiam mais exportar seus produtos para a Europa, aumentando o estoque dos mesmos, com a queda nas vendas, muitas ações se desvalorizaram e pessoas muito ricas ficaram pobres do dia para a noite. A taxa de desemprego chegou a 30%. A crise persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. A segunda foi à crise financeira de 2008, se deu a partir de uma sucessão de falências de instituições financeiras, nos Estados Unidos e na Europa. Diante dessas situações históricas, é importante que os alunos consigam estabelecer relações entre crises econômicas e situações de prevenção para a vida pessoal, estabelecendo metas de curtos, médios e longos prazos.
METODOLOGIA
Para trabalhar de forma interdisciplinar e transversal, a partir do tema supracitado, os professores seguirão os seguintes passos:
No primeiro momento, serão trabalhados conceitos teóricos relacionando-os às situações didáticas do livro Educação Financeira com as disciplinas, nas aulas de Geografia e Língua Portuguesa. O tema será discorrido por meio dos conceitos de blocos econômicos, importações e exportações, crescimento econômico, crises financeiras e investimentos, de forma contextualizada com a realidade do aluno. A partir do entendimento do conceito teórico, acontecerá o segundo momento onde os alunos deverão traçar sonhos para curtos, médios e longos prazos, e metas viáveis que possam ser realizadas mesmo em momentos de crises. A partir dos textos escritos pelos alunos os professores introduzirão aulas de redação para o Enem.
Finalizada a parte teórica, os educandos deverão apresentar os conhecimentos adquiridos, por meio de um painel interativo, onde serão expostos os sonhos e as metas estabelecidas, e outro painel com dicas de investimentos para curtos, médios e longos prazos, e por ultimo será apresentada uma peça teatral relatando a crise financeira e como enfrenta-la, os alunos deverão expor seus trabalhos na mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.
RECURSOS
RECURSOS
Livro didático da Educação Financeira Copias reprográfica Papelão
Garrafas pets
Cola
Tesoura
Murais
Papeis 40 kg
Microfone
Caixa de som
Mesas
Pufes
Cadeiras brancas
Canecas para café
Tinta preta
Pincel atômico
Pincel para quadro branco
OBJETIVOS
Permitir que o aluno tenha uma leitura critica do impacto da crise econômica na vida pessoal.
Elaborar metas viáveis para realização de sonhos em curtos, médios e longos prazos.
Promover a cultura de prevenção por meio de investimentos seguros.
Proporcionar ao aluno a compreensão dos conteúdos disciplinares, por meio da interdisciplinaridade, ampliando o interesse e o desejo de aprender.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1-frequência
2-participação em sala de aula.
3- construção do trabalho prático, e apresentação na primeira mostra pedagógica de educação financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário