sexta-feira, 15 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Artes


PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA. 
DISCIPLINA: ARTES                                                           
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: IRANDIM SENA                                        
TEMA: BENS PESSOAIS (Livro Bloco 3) 
Turma: 2153/2º ano

JUSTIFICATIVA
 O mundo contemporâneo é um mundo imagético, pois basta ligarmos a televisão, ou acessar a internet, para sermos bombardeados por imagens a todo instante. Sendo assim, é imprescindível que saibamos lidar com estes estímulos visuais, isto é, devemos ler compreender e refletir sobre os mesmos a fim de que possamos     identificar os recursos utilizados nas publicidades/propagandas como forma de sedução ao consumo sem limite. A grande maioria dos consumidores tem seu poder de compras limitado. Por isso a educação financeira tem um papel fundamental no que diz respeito a evitar o endividamento.

 METODOLOGIA
 A priori, os alunos deverão estudar de forma perene o livro de Educação Financeira como suporte para a compreensão do tema Bens Pessoais, a posteriori, os alunos serão divididos em grupos. Estes deverão pesquisar informações que respondam aos seguintes questionamentos:
1       -  Quais os argumentos usados para convencer o telespectador a comprar o produto?
2     - Quais os elementos de composição visual: cores predominantes, relação entre os elementos verbais e não verbais?
3        -  Qual a relação que a publicidade busca com outro texto (intertextualidade)?
4       - Quais os recursos linguísticos presentes na publicidade: jogo de palavras, ambiguidade, figura de linguagem?
5       -  Permeando a transversalidade entre educação financeira e os conteúdos da disciplina de artes deverão também reconhecer dentro das propagandas/publicidades os elementos básicos da linguagem visual: suportes, elementos da forma: ponto, linha e plano, ritmo, equilibro e profundidade, textura e volume.
Posteriormente os alunos deverão socializar as respostas encontradas. Os mesmos deverão criar novos produtos e novas marcas gerando logotipos e novas propagandas, feitas a partir de vídeos audiovisuais, valendo-se dos elementos de composição teatral (gesto, expressão facial, deslocamento, voz e entonação) Os Elementos constitutivos do teatro fora do ator (cenário, objeto de cena, adereço, maquiagem, figurino, iluminação, música e texto),contribuindo  assim para que  teoria e pratica, sejam alicerces fundamentais para a compreensão real das armadilhas utilizadas para influenciar o consumo exagerado. Os alunos deverão apresentar seus produtos e suas marcas na culminância do projeto Educação Financeira na Escola.
 RECURSOS
 Livro didático  da Educação Financeira
Papel cartão
Revistas
Jornais
Vídeos (anúncios com publicitários)
Papelão
Garrafa pet 
Cartolina
Pincel atômico
Folha de papel a4
Caneta
Cola
Retroprojetor
Computador
Mesa
Estante
  
OBJETIVOS
 Levar a reflexão de como as propagandas influenciam o consumo exacerbado.
Identificar os elementos dos textos publicitários voltados para despertar o desejo de consumo.
Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente, consistente e   responsável;
Propor a aprendizagem por meio da interdisciplinaridade com a disciplina de Língua Portuguesa.
 AVALIAÇÃO
 10 pontos
divididos em:
1- Frequência
2-Participação das atividades em sala de aula.
3 - Apresentação do trabalho na culminância do projeto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário