PLANO
DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: QUÍMICA/INGLÊS
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
JUSTIFICATIVA
Com o crescimento constante da
taxa de desemprego, e frente ao mercado competitivo no que diz respeito ao
trabalho formal, os jovens estão cada vez mais preocupados em adquirir uma
forma sustentável, autônoma e independente de realização profissional, e assim
poder assumir suas próprias responsabilidades. Seguindo este raciocínio,
deduz-se que a criatividade e a imaginação devem ser estimuladas, a partir de
idéias inovadoras, combinadas com atitudes maduras iniciando pelo
planejamento, reconhecendo investimentos seguros e com retorno garantido.
METODOLOGIA
Os professores coletivamente
desenvolverão um trabalho focado no despertar para o empreendedorismo,
seguindo as seguintes etapas:
Os alunos serão divididos em
grupos, os quais farão visitas ao SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas),
onde farão uma pesquisa de mercado para saberem qual investimento na área de
alimentação é o mais seguro, para o momento em questão.
Após, os alunos montarão suas
empresas de alimentação a partir de idéias inovadoras , e produtos que possam
ser comercializados no dia da Mostra Pedagógica de Educação Financeira na
Escola.
Este trabalho será desenvolvido
de forma articulada entre as disciplinas de Química, onde o
professor utilizará os conceitos de unidades transformadoras de litro ,
volume textura (para exemplificar: como conseguir fazer bolo, sucos, salgados
etc...)
E a disciplina de Inglês,
onde no dia da mostra, todos os cartazes contendo tabelas de preços estarão
em duas línguas: a portuguesa e a inglesa, desenvolvendo assim um trabalho
articulado das disciplinas com o tema transversal da Educação Financeira na
Escola/Empreendedorismo.
RECURSOS
Livro didático da educação
financeira
Papel Ofício
Cartazes
Tesoura
Cola
Papel 40 kg
Pincel Hidrocor
Alimentos perecíveis
e comerciais.OBJETIVOS
Despertar no
aluno o espírito empreendedor
Potencializar
habilidades, a partir de estímulos a criatividade e a imaginação.
Oportunizar novas formas de
empregabilidade e renda
Proporcionar
possibilidade de mudança da condição socioeconômica atual.
Articular a aprendizagem por
meio de conteúdos disciplinares, utilizando a interdisciplinaridade.
AVALIAÇÃO
10 pontos
divididos em:
1 -
Assiduidade
2 -
Participação em sala de aula.
3 –
Participação na culminância do projeto.
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