domingo, 24 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Química/inglês

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: QUÍMICA/INGLÊS 
 DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015


JUSTIFICATIVA
Com o crescimento constante da taxa de desemprego, e frente ao mercado competitivo no que diz respeito ao trabalho formal, os jovens estão cada vez mais preocupados em adquirir uma forma sustentável, autônoma e independente de realização profissional, e assim poder assumir suas próprias responsabilidades. Seguindo este raciocínio, deduz-se que a criatividade e a imaginação devem ser estimuladas, a partir de idéias inovadoras, combinadas com atitudes maduras iniciando pelo planejamento, reconhecendo investimentos seguros e com retorno garantido.


 METODOLOGIA
Os professores coletivamente desenvolverão um trabalho focado no despertar para o empreendedorismo, seguindo as seguintes etapas:
Os alunos serão divididos em grupos, os quais farão visitas ao SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), onde farão uma pesquisa de mercado para saberem qual investimento na área de alimentação é o mais  seguro, para o momento em questão.
Após, os alunos montarão suas empresas de alimentação a partir de idéias inovadoras , e produtos que possam ser comercializados no dia da Mostra Pedagógica de Educação Financeira na Escola.
Este trabalho será desenvolvido de forma articulada entre as disciplinas de Química, onde o professor utilizará os conceitos de unidades transformadoras de litro , volume textura (para exemplificar: como conseguir fazer bolo, sucos, salgados etc...)
E a disciplina de Inglês, onde no dia da mostra, todos os cartazes contendo tabelas de preços estarão em duas línguas: a portuguesa e a inglesa, desenvolvendo assim um trabalho articulado das disciplinas com o tema transversal da Educação Financeira na Escola/Empreendedorismo.

 RECURSOS
 Livro didático da educação financeira
Papel Ofício
Cartazes
Tesoura
Cola
Papel 40 kg
Pincel Hidrocor
Alimentos perecíveis 
e comerciais.
  
OBJETIVOS
Despertar no aluno o espírito empreendedor
Potencializar habilidades, a partir de estímulos a criatividade e a imaginação.
Oportunizar novas formas de empregabilidade e renda
Proporcionar possibilidade de mudança da condição socioeconômica atual.
Articular a aprendizagem por meio de conteúdos disciplinares, utilizando a interdisciplinaridade.
  
AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 - Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3 – Participação na culminância do projeto.









Nenhum comentário:

Postar um comentário