PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO
FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: GEOGRAFIA (ALAN PAIXÃO) TEMA: BENS PESSOAIS (LIVRO Bloco 1)
DISCIPLINA: HISTÓRIA
(LOURDES ESTEVAM) SUBTEMA: NUM PASSE
DE MÁGICA.
TURMA: 2153-EJA PERÍODO: 09/06/2016 a
02/09/2016 (2º bimestre).
Coordenadora:
Tatiane Pires
1 Justificativa
Através de propagandas bem elaboradas, sutilmente vão sendo inseridas em nosso convívio objetos de desejo. Patrocinando novela, programas televisivos, vestuário dos apresentadores ou compondo um cenário, produtos são oferecidos para que o consumo de produtos que não desejamos, não necessitamos, só nos estimula o desejo de compra de forma irracional, sem levarmos em conta o “Eu quero” ou “eu preciso”?; os primeiros grandes centros comerciais surgiram por volta do século X a.C. no Irã, e na Europa, na Inglaterra em 1774. Em 1828, os primeiros shoppings centers foram criados nos Estados Unidos da América, no estado de Rhode Island. No Brasil, o primeiro shopping brasileiro, o Iguatemi, de São Paulo, fundado em 1966. Também no Amapá, na década de surgem os primeiros, como o Macapá Shopping Center. Atualmente, a disputa é de quem faz o shopping maior.
Dentro desta perspectiva histórica e geográfica, pretendemos estudar os Templos de Consumo, que, como um passe de mágica nos encanta, nos levando ao consumo. Assim buscaremos dentro da proposta de educação financeira uma expressão ampla de aprendizagem, de forma construtiva, aperfeiçoam os sentidos e o intelecto, para melhorar o convívio pessoal e social com a educação financeira, como manifestação de desrespeito, e de sobrevivência, onde o impulso instintivo de consumo moldado em tudo o que é fácil, na escolha do esforço mínimo, seja substituído pela ação reflexiva do eu posso, eu necessito, posso pagar é essencial, posso espera.... Estas e outras reflexões farão parte da nossa caminhada...trazendo a pauta o ato de pensar.
2 Metodologia
Desenvolveremos
através de roda de conversas interligando o conteúdo das disciplinas História e
Geografia da cartilha de Educação Financeira, bem como o suporte de textos
ligados a educação financeira.
Faremos
pesquisa de campo, entrevistas sobre o consumo e o históricos dos shoppings em
Macapá como templo de consumo, fazendo levantamento de preços dentro e fora dos
Shopping. Haverá apresentação de seminário pelos alunos para expor o resultado
de suas pesquisas, bem como visita in locum.
Apresentaremos
a proposta aos alunos, os quais, poderão contribuir acarretando a flexibilidade
deste planejamento inicial.
3 Recursos
-Educação
Financeira nas Escolas-livro 1;
-
Data show;
-
Quadro branco e pincel.
-Textos.
-
Ônibus
-
Maquina Digital
-
Maquina de Filmagem.
4 Objetivos
Conhecer o histórico dos centros de
consumo como manobras do capitalismo comercial e financeiro.
- Conhecer os principais templos de consumo no Amapá;
- Comparar os preços e as estratégias de
consumo.
5 Conteúdos
- História:
Imperialismo;
Mercantilismo;
Liberalismo econômico.
- Geografia:
Globalização; Pontos Positivos e Negativos;
Os Setores Produtivos da Economia
6 Avaliação
Proposta de 5,0 ponto que será discutida os critérios com o aluno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário