sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de aula exitoso de Português sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA     TEMA : VIDA SOCIAL  (LIVRO Bloco 3)
PROFESSORA: SANDRA MENDES DA TRINDADE       SUBTEMA: ÉTICA : A FORÇA DA LINGUAGEM NAS RELAÇÕES  INTERPESSOAIS
TURMA: 2193-EJA                PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).

        COORDENADORA: Tatiane Pires 

1 Justificativa 
   Os relacionamentos interpessoais são os responsáveis pela evolução social, educacional e profissional. É através da linguagem que expressamos os pensamentos, sentimentos que refletem os comportamentos que dão razão para existência humana. O uso das palavras no cotidiano se relaciona diretamente com a ética, além disso, elas são responsáveis pela boa convivência das pessoas nos diversos ambientes em que convivem, inclusive no ambiente escolar. A palavra falada é o meio para os relacionamentos interpessoais onde o tom da voz, bem como da nossa expressão não verbal podem ser interpretadas de forma errada e ferir, magoar o outro, por isso, a responsabilidade e a vigilância no uso da linguagem deve ser um processo de melhoria contínua.  O uso da palavra escrita  pode criar conceitos e consciência na sociedade, essas publicações se tornam muitas vezes ações das relações interpessoais entre grupos. A ética e o relacionamento interpessoal se resumem na vivência restrita de valores, voltados para a felicidade e o bem-estar da coletividade e que têm o ser humano como à maior riqueza transformadora da sociedade. Dessa forma é necessário o estudo desses valores na escola para que os docentes façam uso na vida social e exerçam a sua cidadania. 

2 Metodologia
   Os conteúdos aplicados no processo de ensino e aprendizagem estarão de acordo com a realidade social do educando, para que o aprendizado faça sentido no momento da leitura e da escrita sobre ética e relações interpessoais. As práticas serão através de dinâmicas e produção de uma colcha de retalhos onde o alunos irão desenhar, pintar  e escrever sua vivencia no decorrer do projeto.

3 Recursos
-Cartilha da Educação Financeira;
- Data show; 
- Quadro branco e pincel;
-Textos
-Musicas;
-jornais;
-revistas;
5 Objetivos
Propor e criar uma intervenção efetiva que construa uma harmonia na escola e em sala aula propiciando um convívio prazeroso e, rico de aprendizagem, tanto linguística, como relativa ao convívio pessoal, e assim, transformar todos os alunos envolvidos, em um sujeito crítico e reflexivo.
-Proporcionar uma reflexão em seu ambiente escolar, destacando a sua relação com os colegas, professores, coordenadores, diretor e demais funcionários ;
-usar reflexão para criar meios de intervenção a partir os temas estudados
- Refletir e colocar em prática os novos conhecimento sobre ética e relações interpessoais que consiste em diálogo e reflexão. 

6 Conteúdos
Linguagem corporal;
Comunicação verbal e não verbal;
O texto literário;
O texto não literário ;
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.

7 Avaliação
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.


Plano de aula exitoso de História sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: HISTÓRIA    TEMA : ECONOMIA DO  PAÍS  (LIVRO Bloco 3)
PROFESSORA: ROSÁLIA MARIA DE OLIVEIRA   SUBTEMA: OS IMPOSTOS
TURMA: 1203-EJA        PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).
            Coordenadora : Tatiane Pires  

1 Justificativa
   Trabalhar Economia do País é de suma importância, porque atravessamos por crises econômicas e somos pagadores de impostos. Esse tema também tem sua relevância nos estudos da História, abrangendo momentos históricos da Economia brasileira. Com isso, tratarei de uma temática que se insere na vida de todo cidadão, que é abordar os impostos pagos por nós. Desde muito tempo, a história mostra-nos a permanência da tributação como sendo uma instituição de arrecadação para os cofres do poder público e também as formas de trabalho que foram empregadas e estão sendo empregadas na atualidade para obtê-la. Sendo assim, precisamos conhecer nossos impostos que pagamos para melhor compreender a realidade da sociedade em que vivemos para cobrarmos políticas públicas de qualidade. Sabemos que hoje há muita falcatrua e os nossos governantes não estão usando devidamente os impostos arrecadados para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros; por isso é importante estudarmos a economia do país para podermos cobrar do poder público, investimentos nas áreas da saúde, educação, transportes, infra-estrutura, entre outros, através da tributação.                                                      

2 Metodologia
   O projeto será trabalhado com aulas dialogadas com o apoio do livro didático de história e da cartilha de Educação Financeira.Haverá apresentação de seminário pelos alunos para expor os tipos de impostos do passado histórico e as semelhanças e diferenças com os impostos atuais.Haverá apresentação de uma letra musical Imposto  do cantor Djavan, para apresentar os tipos de impostos recentes.  

3 Recursos
-Livro didático de História;
-Cartilha da Educação Financeira;
- Data show; 
- Quadro branco e pincel.
-Textos.

4 Objetivos
- Conhecer o histórico dos impostos pela História e desenvolver o senso crítico perante o sistema de tributação no Brasil.
- Conhecer os principais impostos arrecadados no Brasil atual.
- Comparar os impostos do passado com semelhanças e diferenças com os do presente

5 Conteúdos
-A Baixa Idade Média.
-Os Estados Nacionais.
-História da África.
-História da América.
-História da América Colonial.

6 Avaliação
   Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.

Plano de aula exitoso de Inglês sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Língua Inglesa TEMA: “EMPREENDEDORISMO” Livro Bloco 3
DOCENTE: Charles MARCELO Rosário da Silva SUBTEMA: “EMPREENDENDO EM TEMPOS DE CRISE”
TURMA: 2183 EJA PÉRIODO: 09 / 06 / 2016 A 02 / 09 / 2016 (2º Bimestre).

1 Justificativa
   Somos sabedores que neste último ano, uma crise sem precedentes abateu-se sobre nosso país. Em nosso estado vemos, dia após dia, crescer vertiginosamente o número de endividados ou daqueles que perderam seu “Poder de Compra” ou simplesmente de como viver com dignidade. Nosso projeto visa criar ou desenvolver o senso “Empreendedor” dentre nossos alunos. Mostrando de maneira pratica que a venda “informal” de alguns itens, pode contribuir decisivamente para um “acréscimo” na renda familiar. Toda a Renda
arrecadada no final deste projeto será destinada para a “Confraternização de Final de Ano da própria Turma”

2 Metodologia
   Nossos alunos de maneira “pratica e objetiva” farão inicialmente uma pesquisa de mercado para verificar quanto será “investido” em cada item, que será confeccionado e posteriormente vendido. Ao vender tais itens, estes “sem perceber” já estão realizando as funções básicas das transações mercantilistas.
A Língua Inglesa estará presente nos Cartazes que conterão os nomes de todos os ingredientes em “Inglês”.
O resultado final será vislumbrado entre o total do que foi gasto e o valor final arrecadado, em termos.

3 Recursos
* Cartolinas para os Cartazes.
* Pincéis Coloridos.
* Produtos diversos que produziram os itens a serem vendidos.

4 Objetivos
* Criar ou desenvolver o espírito “empreendedor” de nossos alunos.
* Buscar informações através de uma pesquisa de preço e verificar em “loco”.

5 Conteúdos
* Plural dos Substantivos.
* Números Ordinais e Cardinais.
* Organização de Sentenças em Inglês (Presente e Passado Simples).

6 Avaliação
   Os discentes serão avaliados pela presença em sala de aula, na participação de todas as atividades propostas até a culminância do projeto, assim distribuídas.
1. Frequência (0 a 2,0)
2. Participação (0 a 3,0)
3. Atividade Final (0 a 5,0)

Plano de aula exitoso de Matemática sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA 
TEMA : VIDA FAMILIAR COTIDIANA  (LIVRO Bloco 1)
PROFESSORA: ROSANGELA MARTEL               
TURMA: 2163-EJA           
PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).

Coordenadora: Tatiane Pires

1 Justificativa
   Este projeto tem como objetivo questionar e analisar a importância dos conteúdos da matemática financeira para a vida das pessoas, mostrando a necessidade de apropriar-se desses conceitos para a tomada de decisões adequadas e conscientes para contribuir com uma relação equilibrada com o dinheiro da família. O projeto será trabalhado com aulas dialogadas com o apoio do livro didático de matemática e da cartilha de Educação Financeira.

2 Metodologia
   A educação financeira será trabalhada através de questionários com os alunos e com os professores, e os resultados serão levados para a sala de aula, em debate para questionamentos sobre os gastos diários dentro de casa e comparação de preços. Após isso, será direcionado para os assuntos da disciplina Matemática, em aulas expositivas, resolução de questões e pesquisas de preço de produtos do cotidiano. Para a culminância do projeto, será confeccionado um mural com os resultados das pesquisas feitas em campo e em sala, demonstrando as pesquisas de preços, expondo comparações sobre o certo e o errado das despesas que se faz no dia a dia.                                      

3 Recursos
-Livro didático de Matemática;
-Cartilha da Educação Financeira; 
- Quadro branco e pincel.
-Mural;
- Folha de papel A4;
- Cartolinas;
- Papel Cartão;

4 Objetivos
   O Projeto Educação Financeira tem como objetivo principal, auxiliar o aluno na conscientização sobre os hábitos financeiros, com o intuito de educa-lo para que saiba agir de forma segura e responsável economicamente, dando oportunidade de acesso para a comunidade em geral sobre a educação financeira.
Trabalhar a disciplina de forma mais dinâmica para a compreensão, tanto dos assuntos matemáticos, dispondo de ferramentas matemáticas para a prática de orçamentos e poupanças de modo que contribua com os conhecimentos de Matemática financeira e para uma vida consciente financeiramente.

5 Avaliação
1- Frequência;
2- Participações das atividades no processo;
3- Entrega dos questionários;
4- Apresentação na culminância do projeto.

Plano de aula exitoso de Literatura sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: L.PORTUGUESA/LITERATURA E SOCIOLOGIA                            DATAS: 2° BIMESTRE ( JUN/AGO/SET-2016)
PROFESSOR: OSVALDINO SILVA E ABRAÃO         TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2) Turma:1183/1ª ETAPA
Coordenadora: Tatiane Pires
1 Justificativa
   O mundo atual carece e necessita de leitores competentes, na qual possam vislumbrar na leitura uma oportunidade real de se obter e ampliar conhecimento. Além desse motivo, outro fator preponderante é o fato de que os   textos necessitam de interpretação coerente baseada nos elementos textuais implícitos e explícitos, os quais somente a práxis possibilita o acúmulo de estímulos para identificar e refletir sobre diversos temas dos mais variados gêneros textuais. Atrelado a essas justificativas está também agregado o fator de que por meio da produção textual é possível lucrar em cima da mesma, a exemplos pode-se citar blogueiros, cronistas, redator, que por meio da escrita conseguem o sustento familiar de seus lares. Pensando nisso o presente projeto propõe-se a criar um “jornal estudantil” da escola Professor Gabriel Almeida Café (Amapá), cuja finalidade é estimular a leitura, por meio de assuntos do cotidiano do aluno e em seguida buscar-se-á parcerias (patrocínios de empresas que vendem produtos escolares e áreas) que além de divulgarem seus produtos, estarão contribuindo para o processo formativo do educando.

2 Metodologia 
   No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Os alunos também deverão assistir palestras sobre a história do jornalismo, marketing e propaganda. Essas mesmas serão realizadas por universitários de escolas particulares. Além disso, discentes da disciplina de Sociologia orientarão os alunos nos aspectos sociais (os comportamentos que estimulam a compra).
Além disso, os alunos serão orientados nos mais diversos conceitos de inúmeros   gêneros textuais (anúncio de classificado, Charge, tirinha, artigo de opinião, Crônica, etc.).

3 Recursos
Livro didático da   Educação Financeira
Papel a4
Pincel atômico
Caneta
Cola
Computador
Papel a2
Impressora
Computador
Câmera fotográfica
Papel jornal.
- Data show.

4 Objetivos
- Levar o aluno a vislumbrar uma oportunidade de obter renda (lucrar), utilizando como ferramenta a leitura e a escrita, tomando como suporte um jornal impresso.
 - Estimular a leitura por meio de assuntos atrelados à realidade do aluno.
Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de atitude;
-Permitir que o aluno  ajude  efetivamente    do orçamento familiar, a partir do lucro do jornal.

5 Conteúdos afins
- Gênero textual “jornal impresso”.
- Charge
- Artigo de opinião.
- técnicas redacionais.
- A sociedade e suas relações.
10 pontos divididos em:
1 - Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3. Respeito e comprometimento.
4- Capacidade de trabalhar em grupo.
5- poder de sobressair a situações reais (conflitos) que uma empresa possui.

domingo, 29 de maio de 2016

Trabalhos da Educação Financeira 2015


Multiplicadores do Projeto Educação Financeira 2016.

Reunião de Planejamento da Oficina de Educação Financeira.

domingo, 24 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Matemática



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA                                                                    
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: MÁRCIO ANDRÉ CUNHA                        
TEMA: VIDA FAMILIAR COTIDIANA (Livro Bloco 1)
Turma: 1143/1153 - 1º ano

 JUSTIFICATIVA
 Partindo do pressuposto de que o projeto educação financeira, aponta a importância e a necessidade de se trabalhar o contexto social do aluno, levando-se em consideração a perspectiva da formação para o mundo do trabalho e o pleno exercício da cidadania (LDB 9394/96), optou-se por esse tema com o intuito de levar o aluno a compreender coisas simples e que fazem parte da sua rotina diária, concedendo a possibilidade de entender por meios de pesquisas de preços, tabulações e estatísticas o contexto da matemática financeira, e sua relevância para uma vida com qualidade.

 METODOLOGIA

As atividades serão desenvolvidas a partir da leitura do livro Educação Financeira, que servirá como suporte para todo o bimestre, Os alunos irão até supermercados, açougues, feiras, mercantis, com o intuito de fazerem pesquisas de preços. Após farão tabulações e analisarão os preços de cada estabelecimento, e posteriormente farão a confecção de tabelas que indiquem a cesta básica ideal, e onde comprar mais barato. Assim, será trabalhado com os alunos a educação financeira de forma transversal, fazendo relação com   assuntos específicos da disciplina Matemática, como percentagem, adição, subtração, multiplicação, juros simples, juros compostos, taxas de juros, etc...
Posteriormente os alunos farão um mural, expondo as pesquisas de preços feitas em campo, como também a exposição de vídeos com entrevistas de cidadãos que fazem compras após muita investigação dos valores dos produtos Além disso, apresentarão a cesta básica ideal com itens importantes para viver e outra com itens supérfluos. A exposição  das atividades deverá acontecer na I MOSTRA PEDAGÓGICA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
 
RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira
Papel cartão
Calculadora
Cartolina
Mural
Pincel atômico
Folha de papel a4
Caneta
Imagens de produtos perecíveis e não perecíveis.
Retroprojetor
Computador 

 OBJETIVOS
Ensinar a consumir e a poupar de modo ético, consciente, consistente e   responsável.
Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de atitude.
Levar o aluno a ter noções de cálculos que o ajude a poupar, e a melhorar o orçamento.

 AVALIAÇÃO 
 10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Construção em sala de aula.
3 - Domínio da teoria com a prática.