sexta-feira, 15 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Matemática e Educação fisica



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA  E ED.FÍSICA                               
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR:   EDSON MIRA E CÍRIO CORREIA                   
TEMA : TRABALHO (LIVRO Bloco 2)           
Turma: 3153/3º ANO


JUSTIFICATIVA
O tema trabalho tem grande relevância na formação do cidadão. A discussão dos princípios básicos e o esclarecimento das estruturas de classificação do trabalho, bem como, o conhecimento da carreira nas diferentes áreas de atuação, buscam direcionar o aluno para um planejamento continuo da sua vida profissional. Esses elementos argumentativos fundamentam o desenvolvimento do Projeto Educação Financeira na Escola e da escolha deste tema, pois, diante da realidade mercadológica do trabalho e dos anseios por aquisições de bens, é   importante que a escolha feita seja consciente, e que permita ao sujeito a realização de seus sonhos.

METODOLOGIA
Partindo do pressuposto de que o projeto educação financeira busca de forma transversal estabelecer relações curriculares a partir da vivencia do aluno, os professores desenvolverão atividades didáticas  vinculadas ao mundo do trabalho, a partir das aspirações profissionais dos educandos. No que diz respeito ao estudo de Matemática o professor versará suas aulas fazendo a ponte entre as probabilidades estatísticas, do desemprego, apontando as profissões com maior possibilidade de empregabilidade etc...

Nas aulas de Educação Física, o professor apontara os caminhos necessários para que o aluno realize o sonho profissional, e ambos trabalharão de forma articulada expondo as diversas profissões existentes, suas prerrogativas, seus custos, duração dos cursos de graduação, como montar um currículo, expondo também os caminhos para empregos autônomos etc. Todo esse trabalho será articulado com o suporte do livro Educação Financeira. Após a execução de atividades didáticas, os alunos serão   divididos em grupos, e cada grupo devera escolher uma profissão e pesquisar custos x benefícios. Deverão ser preparados murais e materiais específicos de cada uma delas, para serem apresentadas no dia da primeira Mostra Pedagógica  do Projeto Educação Financeira na Escola.

RECURSOS
pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel A4
Computador
Caneta
Cola
Tesouras
Lápis
TNT
Banner
Régua 

OBJETIVOS
Levar o aluno a compreender a dinâmica do mercado de trabalho.

Apontar caminhos para realização do sonho profissional.

Demonstrar custo x benefício de cada profissão, assim como as possibilidades de empregos autônomos.


Ensinar a planejar a vida financeira a curto, médio e longos prazos.

AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participações das atividades no processo

3 - Apresentação na culminância do projeto.

Plano de aula exitoso: Geografia e Língua Portuguesa



PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: L.PORTUGUESA\GEOGRAFIA                                              
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: LUCIANE MONTEIRO\ GIANFRANCO GUSMÃO               
TEMA: ECONOMIA DO MUNDO (LIVRO bloco3)
Turma : 3143\3º ano

JUSTIFICATIVA
Falar de questões financeiras inevitavelmente é falar de crises. A história nos tem mostrado essa relação (exemplo da crise de 19 29, e de 2008). A saber, a primeira foi uma grande depressão econômica que teve início em 1929,quando as empresas americanas não conseguiam mais exportar seus produtos para a Europa, aumentando o estoque dos mesmos, com a queda nas vendas, muitas ações se desvalorizaram e pessoas muito ricas ficaram pobres do dia para a noite. A taxa de desemprego chegou a 30%. A crise persistiu ao longo da década de 1930, terminando apenas com a Segunda Guerra Mundial. A Grande Depressão é considerada o pior e o mais longo período de recessão econômica do século XX. A segunda foi à crise financeira de 2008, se deu a partir de uma sucessão de falências de instituições financeiras, nos Estados Unidos e na Europa. Diante dessas situações históricas, é importante que os alunos consigam estabelecer relações entre crises econômicas e situações de prevenção para a vida pessoal, estabelecendo metas de curtos, médios e longos prazos.


METODOLOGIA
Para trabalhar de forma interdisciplinar e transversal, a partir do tema supracitado, os professores seguirão os seguintes passos:
No primeiro momento, serão trabalhados conceitos teóricos relacionando-os às situações didáticas do livro Educação Financeira com as disciplinas, nas aulas de Geografia e Língua Portuguesa. O tema será discorrido por meio dos conceitos de blocos econômicos, importações e exportações, crescimento econômico, crises financeiras e investimentos, de forma contextualizada com a realidade do aluno. A partir do entendimento do conceito teórico, acontecerá o segundo momento onde os alunos deverão traçar sonhos para curtos, médios e longos prazos, e metas viáveis que possam ser realizadas  mesmo em momentos de crises. A partir dos textos escritos pelos alunos os professores  introduzirão  aulas de redação para o Enem.
Finalizada a parte teórica, os educandos deverão apresentar os conhecimentos adquiridos, por meio de um painel interativo, onde serão expostos os sonhos e as metas estabelecidas, e outro painel com dicas de investimentos para curtos, médios e longos prazos, e por ultimo será apresentada uma peça teatral relatando a crise financeira e como enfrenta-la, os alunos deverão expor seus trabalhos na mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.


RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira Copias reprográfica Papelão
Garrafas pets
Cola
Tesoura
Murais
Papeis 40 kg
Microfone
Caixa de som
Mesas
Pufes
Cadeiras brancas
Canecas para café
Tinta preta
Pincel atômico


Pincel para quadro branco

OBJETIVOS
Permitir que  o   aluno tenha  uma leitura critica do impacto da crise econômica na vida pessoal.


Elaborar metas viáveis para realização de sonhos em curtos, médios e longos prazos.

Promover a cultura de prevenção por meio de investimentos seguros.


Proporcionar ao aluno a compreensão dos conteúdos disciplinares, por meio da interdisciplinaridade, ampliando o interesse e o desejo de aprender.


AVALIAÇÃO
10 pontos divididos em:
1-frequência
2-participação em sala de aula.

3- construção do trabalho prático, e apresentação na primeira mostra pedagógica de educação financeira.

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Plano de aula exitoso: Física e Língua Portuguesa/Literatura




PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: FÍSICA E L.PORTUGUESA/LITERATURA                    
DATAS: NOVEMBRO A DEZEMBRO 2015
PROFESSOR: ELSON PANTOJA E MAXIMIANO OLIVEIRA            
TEMA: GRANDES PROJETOS (LIVRO Bloco 2)
Turma: 2163/2ºano

  JUSTIFICATIVA
 Em meio às inúmeras crises que o Brasil tem passado, vamos tomar somente duas como principais. As CRISES financeiras e a energética, estão tão evidente em nosso Estado (Amapá), onde os apagões tornaram-se corriqueiros, levando- nos a refletir sobre a necessidade  de se buscar meios de consumo que inibam a escassez no futuro, assim como ajudar na economia da conta de luz. Além disso, que o dinheiro poupado possa ser investido em uma caderneta de poupança, em um consórcio, etc. Isso dependerá de qual o seu sonho, o seu grande projeto. Apontando-se, assim novas possibilidades e novos caminhos, mesmo em meio à crise financeira.

 METODOLOGIA 
 No primeiro momento os alunos estudarão através de leituras do livro Educação Financeira, o que é necessário para que grandes projetos se realizem. Por meio da transversalidade, serão trabalhados os assuntos da disciplina Física (como a ELETRICIDADE: corrente elétrica,  circuitos elétricos, consumo de energia etc.) fazendo relação   com a Educação Financeira no que diz respeito   ao consumo de energia,  as faturas a serem pagas, substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, permite-se assim o conhecimento técnico e contextualizado  a cerca da economia de energia. A partir disso os alunos confeccionarão cartilhas explicativas de como economizar energia e os possíveis investimentos com esta economia. No que diz respeito a interdisciplinaridade com a disciplina de língua portuguesa\ literatura, com a própria cartilha o professor trabalhará os diversos tipos de textos: narrativo, descritivo e dissertativo, assim como critica , reflexão prosa, simbolismo etc., Os alunos também deverão construir uma maquete com os diversos tipos de lâmpadas: Led, fluorescente e incandescente. Usando uma planilha do Excel, os mesmos mostrarão a diferença no consumo dos diversos tipos de lâmpadas, e o quanto é possível economizar mensalmente e  anualmente, na troca de lâmpadas fluorescentes, incandescentes por LED. A planilha e a maquete deverão ser apresentadas na primeira mostra pedagógica de Educação Financeira na Escola.

 RECURSOS
Livro didático  da Educação Financeira
Papel a4
Pincel atômico  
Caneta
Cola
Computador
Papel a2
Impressora 

OBJETIVOS
Levar o aluno a planejar melhor suas despesas, de acordo com prioridades estabelecidas.
Oferecer conceitos e ferramentas para a tomada de decisão autônoma baseada em uma mudança de atitude;
Permitir que o aluno  ajude  efetivamente na construção   do orçamento familiar

AVALIAÇÃO 
 10 pontos divididos em:
1 - Frequência
2 - Participação em sala de aula.
3 - Apresentação do tema na culminância do projeto.