sábado, 28 de janeiro de 2017

Plano de aula exitoso de Matemática sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES  DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA    DATAS: ANO LETIVO- 2016.
PROFESSOR: ANTONIA CRISTINA JOSAPHAT  TEMA: BENS PÚBLICOS (LIVRO Bloco 3)

TURMA: 1213 – EJA 1ª ETAPA                                                
        Coordenadora: Tatiane Pires 
1 Justificativa
O tema é extremamente importante, pois o que temos visto em nossos dias são escolas, praças e outras áreas públicas totalmente descuidadas ou depredadas em vista da falta de conscientização de que esses espaços são para utilização de todos, de modo que todos são responsáveis por seu uso consciente e sua preservação.Para isso estou propondo neste projeto um trabalho de conscientização de nossos alunos, quanto á necessidade de zelarmos pelo nosso ambiente escolar, para que eles possam refletir, sobre o valor de um Bem Público, e os custos causados pelo mau uso ou depredação deste Bem.

2 Metodologia
Realização de leitura dos conteúdos do Livro Didático Educação Financeira.
Debates em sala sobre o conteúdo.
Utilização de vídeos e slides.
Utilização de planilhas contendo os valores dos custos causados por depreciação ou vandalismo.
Criar vídeos, slides ou peças teatrais.

3 Recursos
Livro didático da educação financeira 
Computador 
Retroprojetor
Pen drive
Papel A4
Quadro
Caixa de som
Microfone
4 Objetivos
Desenvolver no aluno o senso de Patrimônio;
Entender que os Bens Públicos / Coletivos são para benefício de todos;
Compreender a necessidade de conservação do Patrimônio.
Permitir que o educando compreenda a relação de custo e consumo de um bem publico.
Tornar o aluno consciente da importância de sua atitude na preservação e conservação do bem público.  

5 Avaliação
O aluno será avaliado durante o processo.  Valor: 10 pontos divididos em:
1 - Frequência -3,0pts. 
2 - Participações das atividades no processo - 4,0pts. 
3 - Apresentação na culminância do projeto - 4,0pts.

Plano de aula exitoso de Educação Física sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES  DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA.
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO FÍSICA      DATAS: JUNHO A DEZEMBRO 2016
PROFESSOR:   CIRIO PICANÇO  TEMA : TRABALHO E CONSUMO (LIVRO Bloco 2)

Turma: 3133/3º ANO/NOITE                                            
       Coordenadora : Tatiane Pires 

1 Justificativa
O tema transversal trabalho e consumo pretende problematizar com os alunos a quantidade e diversidade de “trabalho” presente em cada produto ou serviço, e suas relações entre trabalho e consumo que são muitas e complexas. A globalização, o trabalho escravo e o 
infantil, a maximização do lucro a qualquer custo, o incremento da tecnologia, a diminuição dos postos de trabalho, o desemprego, as estratégias de vendas agressivas, a manipulação de desejos, criando necessidades e novos padrões de consumo precisam ser debatidos. Também, faz-se necessário refletir com os alunos sobre o consumo de marcas e a qualidade destas, bem como a durabilidade dos produtos, sua adequação ao uso e ao preço, além dos direitos do consumidor.

2 Metodologia
O tema transversal Trabalho /Consumo torna-se adequado para preparar os jovens para a sua inclusão no mundo do trabalho, e é apropriado para discutir assuntos como consumo, direitos, desemprego, etc. 
Propiciar ao jovem o conhecimento das relações de trabalho em várias épocas é importante para compreender sua dimensão histórica e comparar diferentes modalidades de trabalho, como o comunitário, a servidão, a escravidão, o trabalho livre, o assalariado, o trabalho no espaço urbano e rural. 
 Devemos discutir a exploração dos recursos naturais, a qualidade de vida e as condições de trabalho e de saúde dos grupos populacionais e a interação humana com o meio ambiente. 
Analisaremos a influência da publicidade na vida das pessoas. Ela é mais do que uma forma de divulgar um produto ou um serviço. A propaganda difunde estilos de vida, padrões de beleza e comportamento que traduzem valores e expectativas. Ter isso em mente auxilia na compreensão do desejo de consumo e da real necessidade de adquirir produtos ou serviços. 
E procuraremos enfatizar que os cidadãos têm direitos em relação ao trabalho e ao consumo e estimular a autoconfiança para exigi-los e promovê-los. 

3 Recursos
Livro didático da Educação Financeira 
Quadro
Pincel atômico
Cartolina
Papel cartão
Papel A4 
Computador
Datashow 
Caneta 
Cola
Tesouras
Lápis
TNT
Banner 
Régua

4 Objetivos
▪ saber de seus direitos e responsabilidades, identificando problemas e debatendo coletivamente possíveis soluções;
▪ notar a diversidade de relações de trabalho existentes e seu vínculo com a realidade local, regional, nacional e mundial; 
▪ verificar como os lugares e as paisagens são criados e transformados por intervenção do trabalho e do consumo humano; 
▪ identificar diferentes processos tecnológicos empregados nas atividades e analisar seu impacto no trabalho, no consumo e na relação com a qualidade de vida e com o meio ambiente; 
▪ reconhecer a existência de discriminações e injustiças em situações de trabalho e consumo; 
▪ perceber que os direitos civis, políticos e sociais são conquistados com conflitos e acordos, valorizando a atuação de partidos políticos, sindicatos e outras instituições democráticas; 
▪ reconhecer como é o processo se inserção no mercado de trabalho, identificando problemas e possíveis soluções.

4 Avaliação
1 - Frequência 
2 - Participações das atividades no processo 
3 - Apresentação na culminância do projeto. 
Obs: Anexar aqui o quantitativo de pontos atribuídos por bimestre.

Plano de aula exitoso de Espanhol sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO  PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: LÍNGUA ESPANHOLA     
PERÍODO: 09/06/2016 À 05/11/2016
PROFESSOR: RAQUEL MACIEL QUARESMA   TEMA : EMPREENDEDORISMO (LIVRO Bloco 2) TURMA: 2163           ANO: 2016                                                                             Coordenadora: Tatiane Pires.

1 Justificativa 
Muitas vezes não se cria o hábito de planejar-se financeiramente, pois as escolas, assim como as famílias não ensinaram e muito menos o governo. Dessa forma, continua-se sendo anafalbetos financeiros, tendo como consequencia a aquisição de dívidas. Para sanar essa deficiencia o projeto Educação Financeira veio com vários tópicos para ser trabalhado e desenvolvido. Neste projeto interdiciplinar com a língua espanhola, mostraremos informações sobre o planejamento financeiro pessoal, orçamento para se viajar pelo Brasil e em alguns países sulamericanos, dicas de economia e tabelas de baixa e alta temporada em alguns países. Além, de fazermos um comparativo sobre como muitas vezes tornar-se mais barato viajar para fora do país do que nos estados brasileiros.

2 Metodologia 
A professora irá desenvolver um trabalho focado no despertar para o planejamento economico, seguindo as seguintes etapas:
o primeiro momento será realizado pesquisas  via internet sobre orçamentos de viagens em alguns lugares do Brasil e em alguns países sulamericanos.
O segundo momento é a analise da pesquisa, a professora e alunos irão fazer um comparativo sobre os custos, o que se torna mais barato (comida, turismo, transporte, hotéis), alta e baixa temporada.
O terceiro momento é fazer o comparativo de onde é mais vantajoso viajar, se no Brasil ou em outros países sulamericanos.
A uĺtima etapa será a construção de um mural sobre o que cocluimos da pesquisa e dicas para se fazer uma viagem boa e economica e não adquirir dívidas exorbitantes no final.

3 Recursos
Livro didático da educação financeira
Papel Ofício
Cartazes 
Tesoura 
Cola 
Papel 40 kg
Pincel Hidrocor 
mural

4 Objetivos
Despertar no aluno o senso de economia;
Desenvolver no aluno o hábito de conhecer novas culturas;
Desenvolver no aluno a importância do planejamento economico;
Saber fazer comparativo de orçamentos;

5 Avaliação
10 pontos divididos em:
1  -  Assiduidade
2 - Participação em sala de aula.
3 – Participação na culminância do projeto.


Plano de aula exitoso de Português sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA     TEMA : VIDA SOCIAL  (LIVRO Bloco 3)
PROFESSORA: SANDRA MENDES DA TRINDADE       SUBTEMA: ÉTICA : A FORÇA DA LINGUAGEM NAS RELAÇÕES  INTERPESSOAIS
TURMA: 2193-EJA                PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).

        COORDENADORA: Tatiane Pires 

1 Justificativa 
   Os relacionamentos interpessoais são os responsáveis pela evolução social, educacional e profissional. É através da linguagem que expressamos os pensamentos, sentimentos que refletem os comportamentos que dão razão para existência humana. O uso das palavras no cotidiano se relaciona diretamente com a ética, além disso, elas são responsáveis pela boa convivência das pessoas nos diversos ambientes em que convivem, inclusive no ambiente escolar. A palavra falada é o meio para os relacionamentos interpessoais onde o tom da voz, bem como da nossa expressão não verbal podem ser interpretadas de forma errada e ferir, magoar o outro, por isso, a responsabilidade e a vigilância no uso da linguagem deve ser um processo de melhoria contínua.  O uso da palavra escrita  pode criar conceitos e consciência na sociedade, essas publicações se tornam muitas vezes ações das relações interpessoais entre grupos. A ética e o relacionamento interpessoal se resumem na vivência restrita de valores, voltados para a felicidade e o bem-estar da coletividade e que têm o ser humano como à maior riqueza transformadora da sociedade. Dessa forma é necessário o estudo desses valores na escola para que os docentes façam uso na vida social e exerçam a sua cidadania. 

2 Metodologia
   Os conteúdos aplicados no processo de ensino e aprendizagem estarão de acordo com a realidade social do educando, para que o aprendizado faça sentido no momento da leitura e da escrita sobre ética e relações interpessoais. As práticas serão através de dinâmicas e produção de uma colcha de retalhos onde o alunos irão desenhar, pintar  e escrever sua vivencia no decorrer do projeto.

3 Recursos
-Cartilha da Educação Financeira;
- Data show; 
- Quadro branco e pincel;
-Textos
-Musicas;
-jornais;
-revistas;
5 Objetivos
Propor e criar uma intervenção efetiva que construa uma harmonia na escola e em sala aula propiciando um convívio prazeroso e, rico de aprendizagem, tanto linguística, como relativa ao convívio pessoal, e assim, transformar todos os alunos envolvidos, em um sujeito crítico e reflexivo.
-Proporcionar uma reflexão em seu ambiente escolar, destacando a sua relação com os colegas, professores, coordenadores, diretor e demais funcionários ;
-usar reflexão para criar meios de intervenção a partir os temas estudados
- Refletir e colocar em prática os novos conhecimento sobre ética e relações interpessoais que consiste em diálogo e reflexão. 

6 Conteúdos
Linguagem corporal;
Comunicação verbal e não verbal;
O texto literário;
O texto não literário ;
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.

7 Avaliação
Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.


Plano de aula exitoso de História sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: HISTÓRIA    TEMA : ECONOMIA DO  PAÍS  (LIVRO Bloco 3)
PROFESSORA: ROSÁLIA MARIA DE OLIVEIRA   SUBTEMA: OS IMPOSTOS
TURMA: 1203-EJA        PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).
            Coordenadora : Tatiane Pires  

1 Justificativa
   Trabalhar Economia do País é de suma importância, porque atravessamos por crises econômicas e somos pagadores de impostos. Esse tema também tem sua relevância nos estudos da História, abrangendo momentos históricos da Economia brasileira. Com isso, tratarei de uma temática que se insere na vida de todo cidadão, que é abordar os impostos pagos por nós. Desde muito tempo, a história mostra-nos a permanência da tributação como sendo uma instituição de arrecadação para os cofres do poder público e também as formas de trabalho que foram empregadas e estão sendo empregadas na atualidade para obtê-la. Sendo assim, precisamos conhecer nossos impostos que pagamos para melhor compreender a realidade da sociedade em que vivemos para cobrarmos políticas públicas de qualidade. Sabemos que hoje há muita falcatrua e os nossos governantes não estão usando devidamente os impostos arrecadados para melhorar a vida dos cidadãos brasileiros; por isso é importante estudarmos a economia do país para podermos cobrar do poder público, investimentos nas áreas da saúde, educação, transportes, infra-estrutura, entre outros, através da tributação.                                                      

2 Metodologia
   O projeto será trabalhado com aulas dialogadas com o apoio do livro didático de história e da cartilha de Educação Financeira.Haverá apresentação de seminário pelos alunos para expor os tipos de impostos do passado histórico e as semelhanças e diferenças com os impostos atuais.Haverá apresentação de uma letra musical Imposto  do cantor Djavan, para apresentar os tipos de impostos recentes.  

3 Recursos
-Livro didático de História;
-Cartilha da Educação Financeira;
- Data show; 
- Quadro branco e pincel.
-Textos.

4 Objetivos
- Conhecer o histórico dos impostos pela História e desenvolver o senso crítico perante o sistema de tributação no Brasil.
- Conhecer os principais impostos arrecadados no Brasil atual.
- Comparar os impostos do passado com semelhanças e diferenças com os do presente

5 Conteúdos
-A Baixa Idade Média.
-Os Estados Nacionais.
-História da África.
-História da América.
-História da América Colonial.

6 Avaliação
   Serão atribuídos 5,0 pontos no bimestre com: participação, assiduidade e motivação para desempenhar as atividades propostas pelo projeto.

Plano de aula exitoso de Inglês sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
ÁREAS DE CONHECIMENTO: Língua Inglesa TEMA: “EMPREENDEDORISMO” Livro Bloco 3
DOCENTE: Charles MARCELO Rosário da Silva SUBTEMA: “EMPREENDENDO EM TEMPOS DE CRISE”
TURMA: 2183 EJA PÉRIODO: 09 / 06 / 2016 A 02 / 09 / 2016 (2º Bimestre).

1 Justificativa
   Somos sabedores que neste último ano, uma crise sem precedentes abateu-se sobre nosso país. Em nosso estado vemos, dia após dia, crescer vertiginosamente o número de endividados ou daqueles que perderam seu “Poder de Compra” ou simplesmente de como viver com dignidade. Nosso projeto visa criar ou desenvolver o senso “Empreendedor” dentre nossos alunos. Mostrando de maneira pratica que a venda “informal” de alguns itens, pode contribuir decisivamente para um “acréscimo” na renda familiar. Toda a Renda
arrecadada no final deste projeto será destinada para a “Confraternização de Final de Ano da própria Turma”

2 Metodologia
   Nossos alunos de maneira “pratica e objetiva” farão inicialmente uma pesquisa de mercado para verificar quanto será “investido” em cada item, que será confeccionado e posteriormente vendido. Ao vender tais itens, estes “sem perceber” já estão realizando as funções básicas das transações mercantilistas.
A Língua Inglesa estará presente nos Cartazes que conterão os nomes de todos os ingredientes em “Inglês”.
O resultado final será vislumbrado entre o total do que foi gasto e o valor final arrecadado, em termos.

3 Recursos
* Cartolinas para os Cartazes.
* Pincéis Coloridos.
* Produtos diversos que produziram os itens a serem vendidos.

4 Objetivos
* Criar ou desenvolver o espírito “empreendedor” de nossos alunos.
* Buscar informações através de uma pesquisa de preço e verificar em “loco”.

5 Conteúdos
* Plural dos Substantivos.
* Números Ordinais e Cardinais.
* Organização de Sentenças em Inglês (Presente e Passado Simples).

6 Avaliação
   Os discentes serão avaliados pela presença em sala de aula, na participação de todas as atividades propostas até a culminância do projeto, assim distribuídas.
1. Frequência (0 a 2,0)
2. Participação (0 a 3,0)
3. Atividade Final (0 a 5,0)

Plano de aula exitoso de Matemática sobre Educação Financeira 2016

PLANO DE ATIVIDADES DO PROJETO EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA
DISCIPLINA: MATEMÁTICA 
TEMA : VIDA FAMILIAR COTIDIANA  (LIVRO Bloco 1)
PROFESSORA: ROSANGELA MARTEL               
TURMA: 2163-EJA           
PERÍODO: 09/06/2016 a 02/09/2016 (2º bimestre).

Coordenadora: Tatiane Pires

1 Justificativa
   Este projeto tem como objetivo questionar e analisar a importância dos conteúdos da matemática financeira para a vida das pessoas, mostrando a necessidade de apropriar-se desses conceitos para a tomada de decisões adequadas e conscientes para contribuir com uma relação equilibrada com o dinheiro da família. O projeto será trabalhado com aulas dialogadas com o apoio do livro didático de matemática e da cartilha de Educação Financeira.

2 Metodologia
   A educação financeira será trabalhada através de questionários com os alunos e com os professores, e os resultados serão levados para a sala de aula, em debate para questionamentos sobre os gastos diários dentro de casa e comparação de preços. Após isso, será direcionado para os assuntos da disciplina Matemática, em aulas expositivas, resolução de questões e pesquisas de preço de produtos do cotidiano. Para a culminância do projeto, será confeccionado um mural com os resultados das pesquisas feitas em campo e em sala, demonstrando as pesquisas de preços, expondo comparações sobre o certo e o errado das despesas que se faz no dia a dia.                                      

3 Recursos
-Livro didático de Matemática;
-Cartilha da Educação Financeira; 
- Quadro branco e pincel.
-Mural;
- Folha de papel A4;
- Cartolinas;
- Papel Cartão;

4 Objetivos
   O Projeto Educação Financeira tem como objetivo principal, auxiliar o aluno na conscientização sobre os hábitos financeiros, com o intuito de educa-lo para que saiba agir de forma segura e responsável economicamente, dando oportunidade de acesso para a comunidade em geral sobre a educação financeira.
Trabalhar a disciplina de forma mais dinâmica para a compreensão, tanto dos assuntos matemáticos, dispondo de ferramentas matemáticas para a prática de orçamentos e poupanças de modo que contribua com os conhecimentos de Matemática financeira e para uma vida consciente financeiramente.

5 Avaliação
1- Frequência;
2- Participações das atividades no processo;
3- Entrega dos questionários;
4- Apresentação na culminância do projeto.